Mídia italiana relata que Francisco reclamou de volume de gays em seminários católicos
O papa Francisco usou novamente uma palavra altamente depreciativa contra os gays, pela qual já havia se desculpado no mês passado, informou a agência de notícias ANSA na terça-feira (11).
A mídia italiana atribuiu ao papa o uso da palavra “frociaggine”, um termo italiano vulgar que pode ser traduzido aproximadamente como “bicha”, em 20 de maio, durante uma reunião a portas fechadas com bispos italianos.
De acordo com a ANSA, Francisco repetiu o termo na terça-feira ao se encontrar com padres romanos, dizendo que “há um ar de bicha no Vaticano” e que era melhor que jovens com tendência homossexual não fossem autorizados a entrar no seminário.
Questionada sobre o último relatório, a assessoria de imprensa do Vaticano fez referência a uma declaração que emitiu a respeito do encontro de terça-feira com os padres, na qual o papa reiterou a necessidade de acolher os homossexuais na Igreja e a necessidade de cautela quanto a eles se tornarem seminaristas.
Após o relato inicial sobre o uso da palavra, o jornal Corriere della Sera citou bispos não identificados que estavam na sala sugerindo que o papa, como argentino, poderia não ter percebido que o termo italiano que usou era ofensivo.
Francisco, que tem 87 anos, é visto como o líder da igreja que fez aberturas substanciais em relação à comunidade LGBT+ durante o seu papado de 11 anos. Alguns observadores do Vaticano dizem que os seus recentes erros minam a sua autoridade e levantam questões sobre as suas convicções e o caminho de reforma que ele tem em mente para a Igreja.
Com informações: CNN Brasil