Policias militares do Batalhão de Choque de Porto Velho (RO) desembarcaram em Humaitá para reforçar a segurança no local.
Policiais federais foram atacados com bombas e rojões por garimpeiros enquanto atracavam suas embarcações em um porto de Humaitá, no interior do Amazonas, na tarde desta quarta-feira (21). O ataque ocorreu após a destruição de cerca de 200 dragas de garimpo que estavam dispersas pelo Rio Madeira.
A Polícia Militar foi chamada para controlar a situação, mas até o início da noite ainda havia registro de tumulto na cidade. Policias militares do Batalhão de Choque de Porto Velho (RO) desembarcaram em Humaitá para reforçar a segurança no local.
Os agentes da PF, com o apoio do Ibama e da Funai, estão conduzindo a Operação Prensa, com objetivo de combater o garimpo ilegal no sul do Amazonas. As ações que iniciaram na terça (20) estão previstas para continuar por pelo menos mais 10 dias.
No fim dos trabalhos desta quarta, por volta das 14h30, os garimpeiros lançaram bombas e rojões na tentativa de destruir as lanchas da polícia, mas não conseguiram. Os agentes reagiram com tiros de balas de borracha, fazendo com que os garimpeiros se dispersassem.
Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informou que acompanha a situação no município de Humaitá e que está com o efetivo da Polícia Militar atuando na manutenção e preservação da ordem pública em conjunto com os policiais da Delegacia Interativa de Polícia Civil (DIP) do município.
As informações são do site g1 Amazonas.