• dom. ago 31st, 2025

Portal Ronda Geral Am

Notícias em tempo real!

Suframa visita fazenda que é referência na produção de pitaya nos últimos dez anos

ByPor Redação

ago 2, 2025

Uma comitiva da Suframa liderada pelo superintendente da Autarquia, Bosco Saraiva, esteve na “Toca da Pitaya” na manhã desta sexta-feira (1°), para conhecer um projeto de dez anos que abastece Manaus e adjacências com a produção de pitaya. O empreendimento está localizado no Ramal Água Branca 2, quilômetro 36 da rodovia AM-010, dentro de uma área de 62 hectares, sendo 20 destes utilizados para o cultivo do fruto.

A visita técnica teve como foco o desenvolvimento do setor agroindustrial na área do Distrito Agropecuário da Suframa (DAS), e foi destacada pelo superintendente como de suma importância para acompanhar, in loco, o crescimento desse tipo de atividade na região.

“O objetivo de ações com esta é promover os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus também na área do DAS; conhecer projetos agropecuários e agroindustriais com produção diversificadas; apoiar a produção e buscar a integração com o Polo Industrial de Manaus, além de atuar na regularização fundiária e no desenvolvimento rural da região”, frisou Bosco Saraiva. “É uma nova cultura implantada nos últimos dez anos que se adaptou, se solidificou e está em pleno crescimento, atendendo a demandas de comunidades e das próprias redes de supermercados”, acrescentou o superintendente.

Além dele, também estiveram na visita os superintendentes-adjuntos Luiz Frederico Aguiar (Executivo) e Carlito Sobrinho (Administração); o coordenador-geral de Análise e Acompanhamento de Projetos Agropecuários, Sérgio Muniz; e o gerente de Projetos da Superintendência-Adjunta Executiva (SAE/Suframa), Ozenas Maciel.

O grupo foi recebido pelo proprietário do negócio, Cleber Medeiros, e pelo irmão e sócio dele, Marcos Medeiros.

Produção
De acordo com o gerente da fazenda, Sérgio Félix, mais conhecido como Sérgio Pitaya, o processo do plantio à colheita ocorre em média no prazo de um ano. A produção mensal alcança 15 toneladas no mês de janeiro, quando chega ao ápice.

O trabalho é feito por 12 colaboradores, mas esse número triplica entre dezembro e abril, considerado o período de maior produção da pitaya na localidade. “Além de plantadas as mudas são comercializadas. O excedente das podas, que seriam jogadas, nós aproveitamos como alimentos dos nossos gados”, disse o gerente.

A luz solar é fator primordial no processo, mas para evitar grandes perdas durante a plantação, os técnicos do empreendimento utilizam um protetor denominado de “cal virgem”, além de óleo mineral, que é misturado com água para pulverizar e diminuir a queimação provocada pelo impacto do calor.

A pitaya produzida na Toca da Pitaya é comercializada em supermercados, frutarias, sorveterias, restaurantes e até em bares, utilizada para fazer drinks. O produto é também é consumido em comunidades rurais, como explicou Cléber Medeiros. “São duzentos e cinquenta famílias no Ramal do Rio Branquinho, trezentas em Rio Preto da Eva e cento e cinquenta no Pau-Rosa”, exemplificou o proprietário. “Também vem sendo incentivado para utilização na merenda escolar, tanto do estado quanto do município”, complementou Sérgio Muniz.

Fonte: SUFRAMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *