Visita à Arcon Tube, que atua na Zona Franca de Manaus desde 1999 e é especializada na fabricação de componentes de cobre, os quais são direcionados, principalmente, ao segmento de condicionadores de ar.
Uma comitiva da Suframa realizou nesta terça-feira (19) uma visita à Arcon Tube, cuja fábrica está localizada no bairro Distrito Industrial, zona Sul da capital amazonense. A empresa, que atua na Zona Franca de Manaus desde 1999, é especializada na fabricação de componentes de cobre, os quais são direcionados, principalmente, ao segmento de condicionadores de ar.

Os produtos fabricados pela Arcon Tube incluem conjuntos soldados, curvas e tubos dobrados, coletores, dispersores, refinetes e capilares, entre outros. A origem da empresa remonta ao início dos anos 90, a partir de uma parceria idealizada entre a Refrex, o piloto Ayrton Senna e a italiana DeLonghi. A Refrex prosseguiu com a construção da fábrica e, em 26 anos, conquistou clientes que respondem por mais de 50% da produção de ar-condicionado no Brasil.
Atualmente, a empresa opera em dois turnos com 55 funcionários – número que pode chegar a 90 durante o pico de produção, registrado entre os meses de setembro e outubro. A produção mensal alcança cerca de 400 mil peças, com utilização de aproximadamente 20 toneladas de cobre por mês. A Arcon Tube também possui a certificação ISO 9001:2015 e é destaque no ranking do Instituto GPTW (Great Place to Work), desde 2018, como uma das melhores empresas para se trabalhar no País.

A comitiva da Suframa foi liderada pelo superintendente Bosco Saraiva e composta, ainda, pelos superintendentes-adjuntos Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica), Leopoldo Montenegro (Projetos) e Carlito Sobrinho (Administração), bem como pelo coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa, pelo gerente de Projetos da Superintendência-Adjunta Executiva (SAE), Ozenas Maciel, e pelo servidor da Coordenação-Geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Cogin), administrador Adamilton Mourão. Na fábrica, os representantes da Autarquia foram recebidos pelo CEO da Arcon Tube, Leonardo Iizuka, e pela gerente industrial Elane Cruz.
De acordo com Iizuka, o foco da companhia para acompanhar a evolução do mercado nos próximos anos será a expansão de sua área produtiva. “É um mercado bastante volátil, mas a tendência de longo prazo é de crescimento”, afirmou.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, elogiou a estrutura da empresa e disse que ela contribui para o fortalecimento de uma das vertentes produtivas mais expressivas da Zona Franca de Manaus, que é a fabricação de aparelhos condicionadores de ar. “Temos aqui na região um dos maiores polos de produção de ar-condicionado do mundo, e contar com empresas componentistas qualificadas como a Arcon Tube com certeza é um aspecto muito positivo desse resultado. Desejamos sucesso à empresa no seu projeto de expansão e nos colocamos à disposição para colaborar nesse processo de melhoria dos resultados”, afirmou Saraiva.
Fonte: SUFRAMA
======================
