Na próxima quarta-feira (27), às 9h, o plenário da Câmara Municipal de Manacapuru será palco de uma audiência pública com foco no fortalecimento do setor produtivo e no crescimento regional. O encontro, que traz como tema “Distrito Industrial e Desenvolvimento de Manacapuru e Iranduba”, foi convocado pelo Sindicato da Indústria de Cerâmicas do Estado do Amazonas (SINDICER/AM) e reunirá autoridades estaduais, municipais, representantes de entidades produtivas e membros da sociedade civil.
De acordo com o presidente do SINDICER/AM, Francisco de Souza Oliveira, a audiência tem como objetivo discutir políticas públicas, infraestrutura e incentivos para ampliar a industrialização, além de promover o desenvolvimento socioeconômico dos municípios envolvidos.
Entre os convidados, destaca-se a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Maia Cidade Filho, cuja participação é considerada estratégica para estreitar o diálogo entre os setores produtivos e o poder público.
Também estão confirmados:
Serafim Corrêa, secretário da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti);
Ronney Peixoto, titular da Secretaria de Energia, Mineração e Gás (Semig);
Gustavo Picanço, diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM);
Representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Manacapuru;
Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN);
Casa Civil do Governo do Estado do Amazonas.
Na esfera política, além de Roberto Cidade, participarão os deputados estaduais Cristiano D’Angelo, Cabo Maciel e Sinésio Campos.
Entidades representativas também confirmaram presença, como a Associação Amazonense de Municípios (AAM), a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), a Associação dos Ceramistas (ACERAM), além da própria Prefeitura de Manacapuru e membros da sociedade civil.
A audiência pretende consolidar propostas que viabilizem investimentos, gerem empregos e assegurem um desenvolvimento sustentável para Manacapuru e Iranduba, reforçando a importância estratégica da região para a economia do Amazonas.
============================
Por Ray Nascimento
Portal Ronda Geral AM
