Evento contou com ampla presença de empresários, despachantes aduaneiros e outros profissionais da área e representou um avanço significativo na modernização dos serviços relacionados às operações de comércio exterior do PIM e de empresas comerciais da região.
A Suframa lançou oficialmente nesta sexta-feira (29) o novo Sistema de Controle de Importação e Exportação (SCIEX). O evento, realizado no auditório da Autarquia – e com transmissão por videoconferência via Teams -, contou com ampla presença de empresários, despachantes aduaneiros e outros profissionais da área e representou um avanço significativo na modernização dos serviços relacionados às operações de comércio exterior do Polo Industrial de Manaus (PIM) e de empresas comerciais da região.

Desenvolvido para trazer mais agilidade e eficiência à análise de Pedidos de Licenciamento de importação (PLI), entre outros serviços, o SCIEX é resultado de um esforço de vários anos das equipes técnicas da instituição. A nova plataforma substitui um sistema que estava em operação há mais de 20 anos e que, por limitações tecnológicas, já não comportava as atualizações necessárias.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, participou da solenidade de abertura e destacou os potenciais ganhos com a implantação do novo sistema. “Além dos ganhos de agilidade para as empresas, o novo sistema também representa uma vitória para a própria Suframa. A estimativa é de uma redução de 50% nos custos de manutenção em comparação com a plataforma antiga”, afirmou. “Este lançamento também vai ao encontro de uma diretiva da gestão da Suframa de modernizar processos e, consequentemente, sistemas. Teremos agora maior transparência, eficiência e controle em todas as operações, além de oferecer um ambiente mais estável e seguro para as empresas. Com o SCIEX, finalmente estamos avançando, permitindo um acompanhamento integral que não era possível no sistema anterior”, reforçou.

A expectativa é que a nova plataforma impacte positivamente as operações de mais de duas mil empresas, entre indústrias e estabelecimentos comerciais que operam na região.
De acordo com o gerente Regional da AGL Cargo, João Gabriel Werneck, que participou do evento do lançamento, a percepção inicial sobre o novo sistema é positiva. “O feedback que tive dos despachantes é que o novo sistema vai, sim, melhorar o cotidiano e a fluidez do processo de comércio exterior para o Distrito. Logicamente, nesse primeiro período de testes e de implementação, é sempre mais trabalhoso. Mas entendemos que essa é uma modernização e um primeiro passo que está sendo dado pela Suframa. Ainda tem que haver mais melhorias para a adaptação junto com o Portal Único, que ainda é o gargalo, mas este é um avanço relevante”, afirmou Werneck.
Apresentação
Durante o lançamento, as equipes da Coordenação-Geral de Importação e Exportação (CGIEX) e da Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (CGTIC) explicaram e apresentaram as funcionalidades do novo sistema. Além da apresentação, foram repassadas orientações técnicas detalhadas e realizada uma sessão de perguntas e respostas para que os participantes pudessem esclarecer dúvidas sobre a nova ferramenta.

O coordenador-geral da CGTIC, Rodrigo Vasconcelos, afirmou que o SCIEX está operando neste momento exclusivamente para Pedidos de Licenciamento de Importação. “A funcionalidade para os processos de exportação já está em desenvolvimento, com previsão de lançamento até dezembro deste ano. Mas os pedidos de importação contemplam 98% da demanda recebida pela autarquia, então buscaremos ao longo de setembro fazer um período de adaptação para as empresas. Algumas empresas pioneiras já vinham operando na nova plataforma, mas agora a migração será feita de forma gradual para que todas as empresas operem, em breve, exclusivamente por meio do SCIEX. E as equipes da Suframa estarão mobilizadas para dar todo o suporte às empresas durante o período de adaptação”, afirmou Vasconcelos, aproveitando a ocasião também para parabenizar a Superintendência Adjunta de Administração (SAD), liderada pelo superintendente-adjunto Carlito Sobrinho, e também a equipe responsável pela implantação do novo sistema: o coordenador de Sistemas da Suframa, Eronildo Silva, o analista da CGIEX, Carlos Renato Carvalho, o analista Gustavo Arruda e a fábrica de software, Paipe, responsável pelo desenvolvimento.
Já o coordenador-geral de Importação e Exportação da Suframa, Ícaro Sevalho, esclareceu ainda que o SCIEX é um passo intermediário para a futura integração ao Portal Único de Comércio Exterior, um projeto maior que a Suframa desenvolve em parceria com a Receita Federal e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). “Estamos aguardando ainda a conclusão de alguns procedimentos por parte da Receita Federal. E uma nova reunião para discutir o cronograma de implantação do Portal Único está agendada para o próximo mês”, adiantou.
Fonte: SUFRAMA
==================
