• dom. out 19th, 2025

Portal Ronda Geral Am

Notícias em tempo real!

Oportunidades da Bioeconomia são discutidas em evento na Suframa

ByPor Redação

out 18, 2025

A Suframa realizou, nesta sexta-feira (17), a segunda edição do ciclo “Seminários dos Programas Prioritários Capda”, desta vez com foco nas diretrizes e resultados do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio). Aberto oficialmente no hall da Autarquia pelo superintendente Bosco Saraiva, o evento teve a programação coordenada pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), reunindo representantes de empresas, instituições de pesquisa e órgãos públicos, entre outros.

A programação começou com um tour dos organizadores pelos estandes, mas, antes o superintendente destacou a realização do encontro como de suma importância para o fortalecimento da Zona Franca de Manaus. “O avanço nesse setor da bioeconomia é muito importante e fundamental para que, de fato, a gente comece a transformar em realidade aquilo que é a produção em escala industrial das nossas coisas, no insumo que está presente nos 500 anos de vida da região amazônica”, ressaltou. E fez questão de destacar, ainda, que no próximo mês de novembro outro grande evento será mobilizado na Suframa, também voltado à bioeconomia. “Nos dias 6 e 7 de novembro, quando realizaremos a reunião do CAS (Conselho de Administração da Suframa), possivelmente com a presença do ministro (e vice-presidente, Geral Alckmin), nós deveremos transformar o pátio da Suframa num grande evento de amostras de todo o resultado do que se vem trabalhando há quase uma década de Lei de Informática”, acrescentou Bosco Saraiva, em alusão ao 2º Encontro do Ecossistema de Inovação da Amazônia Ocidental e Amapá.

No auditório, a solenidade contou com a presença do superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira; da procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto à Suframa, Diana Azin; e do diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesam, Carlos Koury. Também esteve presente o enviado especial da COP30 pelo setor privado da Amazônia, Dênis Minev, entre outras autoridades.

O superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira, ressaltou o compromisso da Autarquia com a promoção da bioeconomia e a intenção de que esta se torne um motor de desenvolvimento sustentável na Amazônia. ‘A Suframa tem se dedicado a promover programas prioritários vinculados ao Capda, incluindo o de bioeconomia, como forma de reconhecer a importância de aliar desenvolvimento econômico à preservação do patrimônio ambiental da Amazônia. Dessa forma, buscamos fomentar a inovação e agregar valor aos produtos locais, fortalecendo as cadeias produtivas e gerando oportunidades para as comunidades da região’, afirmou Vieira.

A procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto à Suframa, Diana Azin, defendeu a realização do ciclo de seminários de Investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) como iniciativas de grande relevância para o desenvolvimento sustentável da região. “A Suframa, ao abrir espaço para o diálogo e a prestação de contas, fortalece a conciliação entre a preservação do ecossistema amazônico e o desenvolvimento social”, afirmou Azin.

Por fim, o diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesam, Carlos Koury, destacou o potencial da Amazônia para reunir conhecimentos e gerar oportunidades de impulsionamento da bioeconomia. ‘Enfrentamos desafios constantes, mas com investimentos e inovação – como demonstram as dezenas de soluções propostas para a questão da contaminação da castanha, por exemplo – estamos construindo um futuro de novos produtos e serviços’, afirmou. ‘O importante é investir hoje para colher os frutos do faturamento amanhã, garantindo o desenvolvimento sustentável da região’, ressaltou Koury.

Na sequência dos discursos das autoridades presentes, o evento teve continuidade com as palestras “Impactos do PPBio na Bioeconomia da Amazônia Ocidental e Amapá”, apresentada pelo diretor do Idesam, Carlos Koury; “Caminhos para o desenvolvimento econômico sustentável da região Amazônica”, apresentada pelo enviado especial do setor privado da Amazônia para a COP30, Dênis Minev; e “Oportunidades de Inovação Aberta e ESG com a Biodiversidade Amazônica”, apresentada pelo também diretor do Idesam, Paulo Simonetti. Ao final, ainda foi promovido o painel “Da Bancada ao Mercado – Desafios e Sucessos de Bionegócios na Amazônia”, bem como uma trilha com imersão sensorial e um coffee break com produtos amazônicos apoiados pelo PPBio.

O seminário pode ser acessado na íntegra no canal oficial da Suframa no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=VBsEgf808cA

Fonte: Suframa

====================

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *