Animais estavam em condição extrema; moradores relataram mortes e casos de canibalismo entre os próprios cachorros
Uma operação da Secretaria de Estado de Proteção Animal do Amazonas (Sepet-AM) resgatou, nesta quarta-feira (26), 24 cachorros que viviam em situação grave de maus-tratos em uma residência na rua Dr. Oscar de Lima Rayol, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. Segundo moradores, cerca de 29 animais estavam no local nos últimos dias. Alguns foram encontrados mortos e outros chegaram a ser devorados pelos próprios cães devido ao abandono extremo.
A Sepet-AM registrou boletim de ocorrência contra o responsável pelo imóvel, que foi conduzido pela Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) à delegacia. Peritos também estiveram na casa para realizar os procedimentos necessários. A secretária da Sepet-AM, a médica veterinária Joana Darc, descreveu o cenário como “de extrema insalubridade” e fez um apelo por adoções responsáveis.
“Os cães estavam debilitados e se alimentando do cadáver de outros animais. Peço que divulguem a adoção e reforço a importância de acolher um desses cães. Precisamos de adoção urgente para todos eles”, afirmou.
A ação contou com apoio da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) e do presidente da Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal (Compets) da Câmara Municipal de Manaus, vereador Aldenor Lima. Os animais foram encaminhados ao Hospital Público Veterinário do Amazonas, onde recebem atendimento imediato.
A Sepet-AM reforçou que todos os 24 cães resgatados serão tratados, vacinados, vermifugados e castrados antes de serem disponibilizados para adoção.
