Profissional é acusado de não atender ao plantão de sobreaviso; ele está foragido.
Um vídeo obtido pela polícia mostra o médico boliviano Humberto Fuentes Estrada em um bar de Eirunepé, no interior do Amazonas, horas antes de faltar ao plantão em que deveria realizar o parto de uma jovem de 17 anos. O recém-nascido morreu após o procedimento, conduzido por enfermeiros e por um clínico geral.
As imagens registram o médico chegando ao estabelecimento na noite de sexta-feira (21) e deixando o local por volta de 1h48 da madrugada de sábado (22). Não é possível identificar se ele consumiu bebida alcoólica.
Segundo a Polícia Civil, a gestante deu entrada na unidade de saúde por volta das 4h, já em trabalho de parto. O médico de sobreaviso não respondeu às tentativas de contato. O bebê morreu cerca de uma hora após o nascimento. Fuentes só chegou ao hospital por volta das 9h.
A investigação aponta que o médico deixou o município e viajou para Feijó, no Acre. Com base nas informações reunidas, a Justiça do Amazonas decretou a prisão preventiva do profissional e determinou a suspensão imediata do exercício da medicina.
Até o último relatório divulgado pela polícia, Humberto Fuentes Estrada não havia sido localizado e é considerado foragido.
Veja Vídeo:
