• sex. out 18th, 2024

Portal Ronda Geral AM

Notícias em tempo real!

No ranking dos dez maiores colégios eleitorais do interior do Amazonas, o prefeito de Manacapuru, Beto Dângelo, é o mais bem avaliado com 74,7% de aprovação

ByPor Redação

ago 1, 2023

O Instituto Perspectiva Mercado e Opinião realizou pesquisa de intenção de voto para o próximo pleito eleitoral que acontece ano que vem. No levantamento, mostra o índice de avaliação administrativa dos prefeitos dos dez maiores colégios eleitorais do estado com índice de aprovação: Parintins, Manacapuru, Itacoatiara, Coari, Tefé, Tabatinga, Maués, Iranduba, Manicoré e Humaitá. As informações são do Portal AM1

Os dados são acompanhados de prévias do cenário político nesses municípios e revelam os nomes de possíveis candidatos ao cargo de prefeito para o mandato de 2025 a 2028.

O grau de confiabilidade das pesquisas nos dez colégios eleitorais é de 95%, com margem de erro de 5,9% para mais ou para menos e análise das simulações em modo espontâneo (quando não é apresentado um nome ao eleitor) e estimulado (quando opções são apresentadas).

Confira abaixo o ranking dos dez maiores colégios eleitorais, seguidos do número de entrevistados em cada um deles nas pesquisas, o índice de aprovação dos chefes do Executivo municipal e o total que representa em número de eleitores.

Parintins

Com 72.964 eleitores, Parintins é considerado o maior colégio eleitoral do interior do Amazonas. Mesmo não podendo concorrer ao próximo pleito por já ser reeleito, o prefeito Bi Garcia (PSDB) aparece com 73,7% de aprovação na administração municipal. No município, 350 pessoas foram entrevistadas e, desse total, 256 aprovam as ações do gestor.

Manacapuru

Em 2024, a Terra da Ciranda pode eleger a primeira mulher como chefe do Executivo municipal. De acordo com o levantamento, o jogo de tabuleiro político já começa a se desenhar em Manacapuru (a 98,8 quilômetros de Manaus) e a primeira opção de voto dos eleitores é a atual vice-prefeita de Beto D’Ângelo (Republicanos), Valcileia Maciel (MDB), que pega carona nos 74,7% de aprovação da gestão do prefeito.

Itacoatiara

No terceiro maior colégio eleitoral do Amazonas, o prefeito de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), Mário Abrahim (PSC), caminha para a reeleição. Dos 71.241 eleitores, 300 foram entrevistados e desse total, 71,7% aprovam a gestão do atual chefe do Executivo municipal. Segundo a pesquisa, Abrahim vence com folga um possível candidato ao pleito de 2024, deputado Cabo Maciel (PL), que tem 20,7% de intenções de voto.

Coari

O atual prefeito de Coari, Keitton Pinheiro (PP) enfrenta dias turbulentos por parte do eleitorado municipal, pois, apenas 39,1% da população acha que a sua administração à frente da prefeitura é boa. Ele abriu espaço para que o seu tio, Adail Pinheiro (Pai), aparecesse na lista de possíveis nomes para disputar as eleições de 2024. Chefe do clã “Pinheiros”, Adail pode voltar ao poder após três anos inelegível.

Tefé

58,2% de 300 pessoas entrevistadas na pesquisa, revela satisfação com a gestão de Nicson Marreira (PTB), prefeito de Tefé (a 521 quilômetros de Manaus). E conforme a pesquisa, tanto na modalidade espontânea como estimulada, Niscon está à frente dos demais candidatos e segue em disparada para uma reeleição em 2024.

Tabatinga

Já em Tabatinga (a 1.106 quilômetros de Manaus), o prefeito Saul Bermeguy conta com 51,6% de aprovação em sua gestão mesmo sendo marcada por polêmicas, como a contratação do cantor Wesley Safadão, para ser atração principal de um festival na cidade, que foi suspensa pelo TCE-AM em 2022.

Maués

Dos 36.977 eleitores que compareceram às urnas em 2020 para eleger o atual gestor da Terra do Guaraná, Maués (a 258 quilômetros de Manaus), 300 foram entrevistados para a pesquisa eleitoral na cidade. Desses, 63,2% aprovam a administração pública de Junior Leite, do PSC. Embora tenha boa aprovação, ele não consegue emplacar seu vice, Mazzini – que na pesquisa, aparece como segundo colocado tanto na modalidade espontânea quanto estimulada.

Iranduba

Conforme sondagem política, o prefeito de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), Augusto Ferraz (DEM), conseguiu 46,6% de aprovação do eleitorado durante o seu mandato. A pesquisa de intenções de votos realizada com 300 pessoas, no dia 5 de julho, mostra que Ferraz está na segunda posição no ranking para um possível cenário político, onde busca a reeleição. Ele está atrás de Alain Cruz, que ocupa o primeiro lugar, mas com pouca vantagem.

Manicoré

O nono maior colégio eleitoral do Amazonas possui 33.205 eleitores, e destes, 250 participaram de pesquisa eleitoral com foco no próximo pleito (2024). Segundo o levantamento, 59,8% dos manicoreenses consideram “boa” a administração pública do prefeito Lúcio Flávio (PSD).

Humaitá

Em Humaitá (a 591 quilômetros de Manaus), a pesquisa de intenções de voto foi realizada com 280 pessoas e revelou que mais da metade da população não aprova o gestor atual, José Cidenei, conhecido como Dedei Lobo (PSC). Em seu terceiro mandato na cidade, ele possui 32,2% de aprovação dos humaitaenses.

Humaitá é o décimo colégio eleitoral, somando 32.902 eleitores aptos a votar nas últimas eleições (2022). Veterano, à frente da pasta municipal, Dedei não consegue ter “boa aprovação” e nem emplacar seu vice, Alexandre Perote. Mesmo com alta rejeição, o seu nome aparece nas pesquisas eleitorais na modalidade espontânea.

Confira o ranking de avaliações (da maior para a menor) de gestão nos maiores colégios eleitorais do estado:

Manacapuru – 74,7%

Parintins – 73,7%

Itacoatiara – 71,7%

Maués – 63,2%

Manicoré – 58,8%

Tefé – 58,2%

Tabatinga – 51,6%

Iranduba – 46,6%

Coari – 39,1%

Humaitá – 32,2%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *