O Inter venceu o Botafogo por 3 a 1, hoje (6), no Beira-Rio, pela última rodada do Brasileirão. Enner Valencia, Alan Patrick e Pedro Henrique marcaram para o time gaúcho. Janderson fez o gol dos cariocas.
O resultado deixou o Fogão com vaga na fase preliminar da Libertadores do ano que vem. O Colorado já estava com vaga garantida na Sul-Americana.
O Botafogo encerra sua participação no campeonato de forma melancólica, numa série de 11 jogos sem vencer. O Alvinegro terminou em 5º, com 64 pontos.
O Inter completou sua participação no Brasileirão com a quarta vitória consecutiva, terminando em 9º, com 55 pontos.
Como foi o jogo
O Internacional dominou o jogo desde o começo. Sem ser pressionado pelo Botafogo, o time da casa trocou passes com liberdade e construiu suas jogadas até marcar o gol inaugural. Em seguida faria outro, que acabou anulado pela arbitragem. Mas ao longo da partida praticamente inteira, o Colorado jogou sem ser atrapalhado pelo adversário e construiu sua vantagem.
O Botafogo se repetiu. Foi uma equipe pouco intensa, sem criatividade ofensiva e frágil na zaga. A versão do segundo turno do Brasileirão — totalmente diferente da metade inicial da competição — encerrou sua participação com os defeitos que se multiplicaram a cada jogo. Mesmo dominado, pouco fez para reagir e acabou perdendo.
Tiquinho pede desculpas ao torcedor por fim melancólico do Botafogo: “Ninguém nunca viu”
O Botafogo fechou o Brasileirão com derrota para o Internacional por 3 a 1, em jogo na noite desta quarta-feira, emendou o décimo primeiro jogo sem vencer, e o atacante Tiquinho Soares pediu desculpas ao torcedor pelo triste fim do time, que não conseguiu a vaga direta na Libertadores.Reproduzir
Primeiramente eu queria pedir desculpa ao nosso torcedor. Acho que eles não mereciam isso. É uma situação bem difícil que eu acho que ninguém nunca viu, eu sei que eles estão muito abalados, como a gente também está. Acho que a gente viveu momentos bem legais durante essa época, a gente sonhou bastante também, não vou mentir, porque a gente acreditava – disse, ao abrir a entrevista ao Premiere.
O atacante iniciou o jogo do banco de reservas, assim como Júnior Santos e Victor Sá. Há um tempo sem dar entrevista, o camisa 9 aproveitou a oportunidade para passar uma mensagem em nome do elenco alvinegro.
– Foi um grupo de homens, guerreiros e toda a responsabilidade do que aconteceu é nossa. Sei que tem muita gente falando besteira por aí, mas a gente é humilde, a gente tem humildade, tem muito homem aqui. Eu sei que é difícil, mas eu tenho certeza que o Botafogo vai se recuperar e daqui pra frente a gente vai dar alegria ao nosso torcedor – disse.
No último jogo contra o Cruzeiro, o companheiro de posição Diego Costa fez autocrítica sobre o “oba-oba” absorvido pelo grupo enquanto era líder do Brasileirão. Questionado se a resposta anterior tinha sido uma resposta ao jogador, ele despistou.
– Não, acho que o Diego só trocou as palavras. Devido ao momento, as pessoas levam as palavras para um lado e para o outro lado, devido ao duplo significado. Tem homens aqui no Botafogo, tem gente que honrou essa camisa e vai continuar honrando. Mais uma vez peço desculpa ao nosso torcedor.
Agora, o time entra em férias e se reapresenta com foco na pré-Libertadores. O Botafogo só dependia de si para ficar entre os quatro primeiros, mas perdeu por 3 a 1 em Porto Alegre.
Tiquinho ainda falou sobre a expectativa para o ano que vem, e disse que não consegue prometer nada porque ainda não sabe o cenário que vai se apresentar ao time.
– Como eu vou prometer? Não sei como vai ser o ano que vem, mas eu tenho certeza que quem ficar aqui pra vestir essa camisa vai honrar sempre as cores do Botafogo. Estou muito feliz de fazer parte deste grande clube, como eu disse, um grupo de homens – finalizou.
Gols e melhores momentos
Pegou, Rochet! Cuesta venceu a defesa do Inter por cima e concluiu para a defesa do goleiro, aos 11 minutos do primeiro tempo.
1 x 0. Enner Valencia recebeu cruzamento de Mauricio, dominou e bateu cruzado para abrir o placar aos 19 minutos do primeiro tempo.
Gol anulado do Inter! Alan Patrick ficou com a sobra após tentativa de Valencia, e marcou, mas a arbitragem invalidou o gol, aos 25 minutos da primeira etapa.
Errou, Rochet! Lançamento em direção a Luiz Henrique, Rochet furou ao tentar afastar, mas Mercado chutou para escanteio.
1 x 1. Janderson aproveitou bom cruzamento e empatou o jogo de cabeça para o Botafogo, com um minuto de segundo tempo.
2 x 1. Alan Patrick recebeu cruzamento de Gabriel Barros, dominou dentro da área entre dois marcadores e colocou na rede, aos 4 minutos do segundo tempo.
3 x 1. Pedro Henrique arrancou em velocidade, e bateu cruzado para marcar o terceiro, aos sete minutos do segundo tempo.
FICHA TÉCNICA
Inter 3 x 1 Botafogo
Competição: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 06/12/2023 (Quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Assistentes: Neuza Ines Back e Alex Ang Ribeiro (ambos Fifa/SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa/SP)
Cartões amarelos: Danilo Barbosa, Matheus Nascimento (BOT); Pedro Henrique (INT)
Gols: Enner Valencia, do Inter, aos 19 minutos do primeiro tempo; Janderson, do Botafogo, com um minuto de segundo tempo; Alan Patrick, do Inter, aos quatro minutos do segundo tempo; Pedro Henrique, do Inter, aos sete minutos do segundo tempo;
Inter: Rochet; Bustos, Igor Gomes, Mercado e Renê; Bruno Henrique, Mauricio (Gabriel), Aránguiz (Thauan Lara) e Gabriel Barros (Johnny); Alan Patrick (Luiz Adriano) e Enner Valencia (Pedro Henrique). Técnico: Eduardo Coudet.
Botafogo: Lucas Perri; Phelipe Sampaio, Danilo Barbosa e Victor Cuesta; Tchê Tchê, Marlon Freitas (Tiquinho Soares), Eduardo (JP) e Hugo; Carlos Alberto (Júnior Santos), Luiz Henrique (Victor Sá) e Janderson (Matheus Nascimento). Técnico: Tiago Nunes.
Fonte: UOL e GE