Vítima foi localizada no Rio Amazonas nesta segunda (16) e levada ao IML; ainda não há confirmação se corpo é de um dos sete passageiros que seguiam desaparecidos.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) localizou, nesta segunda-feira (16), o corpo de uma pessoa durante a operação de busca pelos desaparecidos no naufrágio da lancha no Encontro das Águas, em Manaus. Até o momento, as autoridades não confirmaram se a vítima é um dos sete passageiros que seguiam desaparecidos desde a última sexta-feira (13).
De acordo com a corporação, o corpo foi encontrado no Rio Amazonas e transportado para a base fluvial no Porto de Manaus. O cadáver foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para identificação e perícia.
O Naufrágio
A lancha de transporte Lima de Abreu XV, da empresa Lima de Abreu Navegações, naufragou na sexta-feira após zarpar de Manaus com destino a Nova Olinda do Norte. O balanço atual da tragédia aponta:
- 71 pessoas resgatadas com vida;
- 2 mortes confirmadas anteriormente (uma criança e uma jovem de 22 anos);
- 7 pessoas desaparecidas (antes da localização deste corpo).
Complexidade nas buscas
Equipes dos Bombeiros e da Marinha do Brasil concentram esforços em uma área onde a embarcação foi detectada a cerca de 50 metros de profundidade. A operação utiliza mergulhadores, drones, embarcações e apoio aéreo.
Segundo o comandante-geral do CBMAM, coronel Muniz, o fenômeno natural do Encontro das Águas (Rios Negro e Solimões) é o principal desafio para o resgate:
“Nós temos mudanças de direcionamento das correntes de arrasto, principalmente do Rio Solimões, que tem uma correnteza mais forte. Temos diferença de densidade e temperatura. A profundidade é muito grande também. Isso é um complicador para as operações”, explicou o coronel.
Reforço de SP
Para auxiliar nos trabalhos, o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) de São Paulo enviou um reforço de seis militares, incluindo um capitão especialista, que já integram as frentes de busca no local.
