A Johanna Foods estima que as tarifas de 50% podem aumentar seus custos em 68 milhões de dólares nos próximos 12 meses.
Uma distribuidora norte-americana de suco de laranja acionou a justiça contra a decisão do presidente Donald Trump de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto. O Brasil responde por mais da metade do suco de laranja comercializado nos Estados Unidos.
A Johanna Foods, uma das maiores fabricantes e distribuidoras de bebidas da costa leste dos Estados Unidos, estima que as tarifas aplicadas ao Brasil podem aumentar seus custos em 68 milhões de dólares nos próximos 12 meses, o que resultaria em um aumento de até 25% nos preços para os consumidores americanos.
De acordo com os advogados da distribuidora, a tarifa imposta por Trump representa uma ameaça existencial ao negócio da empresa. Na ação judicial, é mencionada a carta enviada por Trump ao presidente Lula em 9 de julho. A Johanna Foods argumenta que os motivos apresentados pelo presidente americano, incluindo seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, não configuram ameaças que lhe concedam autoridade emergencial para impor essas taxas.
====================
