• qui. nov 21st, 2024

Portal Ronda Geral Am

Notícias em tempo real!

Especialistas recomendam voltar a usar máscaras em locais fechados

ByPor Redação

nov 18, 2022

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, disse em entrevista para A Gazeta, neste domingo (13), que os números indicam uma nova onda da pandemia do coronavírus em andamento.

Com isso, o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), entidades médicas e especialistas recomendam o uso de máscaras, principalmente em locais fechados e para pessoas com comorbidades, além de idosos.

Sesa explica, entretanto, que a obrigatoriedade se mantém apenas em estabelecimentos de saúde.

Para a doutora em epidemiologia Ethel Maciel, é importante a volta do uso de máscaras em locais fechados, principalmente em ambientes com pouca circulação de ar.

De acordo com a infectologista Carolina Salume, neste momento de aumento de casos, a população deve evitar locais com aglomerações . Em caso de sintomas gripais, procurar o serviço médico para testagem.

“O uso de máscaras está recomendado para pacientes com sintomas gripais. Pacientes que fazem parte do grupo de risco como idosos e imunossuprimidos, apesar de não obrigatório, devem fazer uso de máscaras, em especial em ambientes fechados”, disse Carolina.

Alerta para aumento de casos no Brasil

Na última segunda-feira (14), a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) divulgaram um boletim em que fazem um alerta para o aumento de casos de Covid-19 no país.

Na nota, as instituições defendem a volta do uso de máscaras de proteção e pedem aquisição de mais doses de vacina para garantir o aumento da cobertura vacinal na população, incluindo todas as crianças de 6 meses a 5 anos, independente da presença de comorbidades.

O documento foi encaminhado para o Ministério da Saúde e para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde publicou uma nota técnica no último sábado (12), em que recomenda o uso de máscaras pela população em locais fechados.

Conforme a secretaria, entre os dias 6 e 11 de novembro, foram notificados 57,8 mil casos de Covid pelas secretarias estaduais de Saúde ao Ministério da Saúde. Com isso, a média móvel dos últimos sete dias subiu para 8,5 mil casos diários, o que representa aumento de 120% em relação ao índice da semana anterior (3,8 mil).

Segundo a secretaria, a nota técnica trata-se de um alerta “acerca do aumento do número de casos de Covid-19 e circulação de novas linhagens da Variante de Preocupação (VOC) Ômicron”, com ênfase nas sublinhagens BQ.1 e BA.5.3.1.

O órgão técnico complementa que, neste momento, não há dados epidemiológicos que indiquem aumento na gravidade da doença. “O impacto das alterações imunológicas observadas no escape da vacina ainda não foi estabelecido”, afirma a nota técnica.

A secretaria recomenda que a população seja orientada a fazer higienização frequente das mãos com álcool 70% ou com água e sabão e que adote o uso de máscaras de proteção facial, especialmente em locais fechados. A orientação vale sobretudo para indivíduos com fatores de risco e pessoas que tiveram contato próximo com casos confirmados de Covid.

Na Grande Vitória, as prefeituras de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra informaram que aguardam orientações da Sesa a respeito da exigência do uso de máscaras, mas que segue obrigatório em locais onde há atendimento de saúde. 

Fonte: Gazeta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *