• seg. out 13th, 2025

Portal Ronda Geral Am

Notícias em tempo real!

Hamas liberta últimos 20 reféns israelenses vivos após mais de dois anos de cativeiro em Gaza

ByPor Redação

out 13, 2025

O grupo Hamas libertou nesta segunda-feira (13) os últimos 20 reféns israelenses vivos mantidos em cativeiro na Faixa de Gaza. A informação foi confirmada pela imprensa israelense, que citou um alto funcionário do governo do país. A libertação integra a primeira fase do acordo de cessar-fogo firmado entre Israel e Hamas, mediado por líderes internacionais.

Mais cedo, as autoridades israelenses anunciaram o retorno de um primeiro grupo de sete reféns. Segundo a imprensa local, os 13 restantes já foram entregues à Cruz Vermelha e devem ser transferidos nas próximas horas para a custódia das Forças de Defesa de Israel.

Os reféns foram capturados durante o ataque coordenado lançado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, no sul de Israel, ação que marcou o início do conflito atual na região. “Esperamos 738 dias para dizer isso: bem-vindos à casa”, publicou o Ministério das Relações Exteriores de Israel na rede social X, no quarto dia do cessar-fogo temporário.

A notícia foi recebida com comoção em Tel Aviv, onde milhares de pessoas se reuniram na Praça dos Reféns. O local, que se tornou símbolo da campanha por libertações, foi tomado por aplausos, abraços e lágrimas. “É um dia lindo, que aguardávamos há dois anos, apesar da dor por aqueles que não retornam e pelas milhares de vidas perdidas na guerra”, declarou Ronny Edry, professor de 54 anos, à agência AFP.

A libertação dos reféns antecede a Cúpula sobre Gaza, que será realizada na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh, com participação de líderes mundiais, incluindo o presidente americano Donald Trump, que visita Israel antes do encontro. O cessar-fogo, que entrou em vigor na última sexta-feira, prevê a libertação de todos os reféns israelenses vivos, 20 neste grupo, e a entrega dos corpos de 28 mortos em troca da soltura de aproximadamente 2 mil prisioneiros palestinos.

O presidente dos Estados Unidos foi recebido na manhã desta segunda-feira pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na pista do aeroporto de Tel Aviv. O americano é autor de um plano de 20 pontos que serviu de base para o acordo de trégua.

Os 20 reféns vivos libertados em 13 de outubro de 2025: Primeira fileira, da esquerda para a direita: Elkana Bohbot, Matan Angrest, Avinatan Or, Yosef-Haim Ohana, Alon Ohel. Segunda fileira, da esquerda para a direita: Evyatar David, Guy Gilboa-Dalal, Rom Braslavski, Gali Berman, Ziv Berman. Terceira fileira, da esquerda para a direita: Eitan Mor, Segev Kalfon, Nimrod Cohen, Maxim Herkin, Eitan Horn. Última fileira, da esquerda para a direita: Matan Zangauker, Bar Kupershtein, David Cunio, Ariel Cunio, Omri Miran.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *