• sex. jan 9th, 2026

Portal Ronda Geral Am

Notícias em tempo real!

Nestlé: Anvisa suspende lotes de produtos infantis por risco de toxina; o que fazer?

ByPor Redação

jan 8, 2026

A Anvisa determinou nesta quarta-feira (7) a suspensão da venda, distribuição e uso de alguns lotes de fórmulas infantis fabricadas pela Nestlé do Brasil. A decisão ocorre após um recall internacional de fórmulas infantis das marcas SMA, BEBA e NAN em 25 países, principalmente na Europa.

A agência informou que a medida foi adotada por risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. Quando ingerida, essa substância pode causar vômitos, diarreia e letargia, caracterizada por sonolência excessiva e lentidão motora e cognitiva.

A Nestlé iniciou um recall voluntário no Brasil, assim como nos outros países, após detectar a presença da toxina em produtos fabricados em uma planta na Holanda. A contaminação teria origem em um ingrediente fornecido por uma empresa terceirizada de óleos, o que levou à adoção de um recolhimento global.

Pais e responsáveis devem verificar o número do lote impresso no rótulo das fórmulas, que estão listados no site da Anvisa, e a agência reforça que eles não devem ser consumidos. Vale ressaltar que os demais lotes permanecem liberados.

Em nota, a Nestlé Brasil alertou que os consumidores com produtos dos lotes especificados “devem suspender imediatamente seu uso e entrar em contato com a área de Atendimento ao Consumidor para a devolução do item e reembolso integral”.

“A companhia adota rigorosos padrões de controle de qualidade e rastreabilidade, em constante aprimoramento, com o objetivo de prevenir inconformidades em seus produtos”, disse a companhia, em comunicado.

Em caso de sintomas após o consumo, a Anvisa orienta procurar atendimento médico imediato, informando o alimento ingerido e, se possível, apresentando a embalagem. Mais detalhes sobre o uso seguro de fórmulas infantis estão disponíveis no site da Anvisa.

Albert Bousso, diretor e pediatra do Hospital Infantil Darcy Vargas, unidade pública gerenciada pelo Einstein Hospital Israelita, afirma que as fórmulas infantis são os melhores substitutos do leite materno, que deve vir em primeiro lugar quando se trata da alimentação de bebês.

“Sempre valorizamos o aleitamento materno como primeira indicação. Quando ele não é possível, a gente oferece a possibilidade das fórmulas, já que elas nutrem também adequadamente as crianças, os bebês, e às vezes, servem como complemento do aleitamento materno também”, disse.

O especialista destaca que a toxina que foi encontrada nas fórmulas em alguns países pode causar uma série de sintomas, o principal deles é o vômito, diarreia, sonolência, mal-estar, particularmente em crianças pequenas que têm menos margem de tolerância. Ele explica que a toxina possui um tipo de processo metabólico específico envolvendo o íon potássio, o que leva ao vômito, e por isso, pode comprometer a hidratação da criança.

“O tratamento é suporte clínico, hidratação, manutenção do estado geral adequado do paciente. O mais importante é observar essa questão dos vômitos, manter os pacientes hidratados, mantê-los tranquilos”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *