• qui. nov 21st, 2024

Portal Ronda Geral Am

Notícias em tempo real!

Para evitar queimadas, Ministério do Meio Ambiente declara ’emergência ambiental’ em quatro regiões do AM

ByPor Redação

mar 6, 2023

Portaria determina que a emergência ambiental foi assinada na sexta-feira (2), mas só foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (6), e vai entrar em vigor no dia 14 de março.

A ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva, declarou estado de emergência ambiental em quatro mesorregiões do Amazonas, por conta de riscos de queimadas.

A portaria determina que a emergência ambiental foi assinada na sexta-feira (2), mas só foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (6), e vai entrar em vigor no dia 14 de março.

A medida vai vigorar nas mesorregiões do estado em períodos diferentes. No Sudoeste e Sul do Amazonas, o estado de emergência vai vigorar entre os meses de abril a novembro.

Os municípios que estão na mesorregião Sul são: Manicoré, Humaitá, Lábrea, Borba, Boca do Acre, Novo Aripuanã, Apuí e Pauini, Tapauá e Canutama. A área é a que mais reúne focos de calor durante o período do verão amazônico, entre os meses de julho a setembro.

A mesorregião Sudoeste do estado compreende as cidades de: Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Eirunepé, Ipixuna, Carauari, Santo Antônio do Içá, Envira, Atalaia do Norte, Tonantins, Fonte Boa, Guajará, Juruá, Jutaí, Amaturá e Itamarati.

Já entre os meses de maio a dezembro, a situação vai perdurar nos municípios das messorregiões Central e Norte do estado.

Esse grupo também reúne diversos municípios, entre eles, a capital Manaus e municípios da Região Metropolitana, como Itacoatiara, Manacapuru, Iranduba, Autazes, Careiro, além de Parintins, Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira, dentre outros.

Com Informações G1 Amazonas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *