A Polícia Civil do Amazonas, por meio da 48ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Maués (a 276 quilômetros de Manaus), prendeu na terça-feira (26/08) Eleonay Martins de Oliveira,47, conhecido como “Jovi”, condenado a mais de 13 anos de reclusão por um homicídio ocorrido em 2010. Ele estava foragido da Justiça há mais de 10 anos.
De acordo com o delegado Roab Rocha, da 48ª DIP, o crime aconteceu na noite de Réveillon de 2009 para 2010, na comunidade São Pedro, localizada no Paraná do Uirariá de Cima, no município de Maués. Na ocasião, Eleonay assassinou a vítima Francisco de Assis de Souza Ferreira,28, com golpes fatais de terçado no pescoço, na cabeça e no braço.
“Em depoimento, Eleonay relatou que ele e a vítima estavam consumindo bebidas alcoólicas durante as celebrações de Ano Novo. Ambos residiam e trabalhavam na propriedade da família de Eleonay”, afirmou o delegado.
Eleonay disse que o homicídio foi motivado por uma discussão durante a qual a vítima o agrediu e o ameaçou. Após o crime, Eleonay buscou refúgio na casa de amigos, onde confessou o ato. A polícia foi informada e se dirigiu ao local, onde encontrou o corpo da vítima e as armas do crime, ainda sujas de sangue. Na época, o autor foi conduzido à delegacia, onde admitiu a autoria do homicídio.
Embora tenha recebido o benefício de responder em liberdade, Eleonay foi julgado à revelia pelo tribunal do júri em 2013 e condenado a mais de 12 anos de prisão. Desde então, encontrava-se foragido.
A prisão ocorreu na comunidade Bom Futuro, enquanto Eleonay trabalhava no conserto de uma embarcação nas proximidades de sua residência.
“Fizemos buscas na residência do indivíduo, que ficava nas proximidades do local da prisão, e apreendemos duas armas de fogo: uma espingarda e um rifle”, relatou o delegado.
Procedimentos
Eleonay Martins de Oliveira foi condenado por homicídio e autuado por porte ilegal de arma de fogo. Ele passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.
FOTO: Divulgação/PC-AM.