Administração do prefeito Emerson Klinger afirma que recursos serão aplicados na construção e reforma de escolas e centros comunitários em dezenas de comunidades ribeirinhas
A Prefeitura de Beruri, sob a gestão do prefeito Emerson Klinger Gonçalves de Mello (Podemos), se manifestou nesta segunda-feira (25) para esclarecer o contrato firmado com a empresa Protemac Indústria e Comércio de Borracha Ltda, no valor de R$ 944.231,20, conforme publicado no Diário Oficial dos Municípios.

De acordo com a administração municipal, o contrato tem como objetivo o fornecimento de madeira para atender, com urgência, a demanda de diversas comunidades da zona rural do município, principalmente para a construção e reforma de escolas e centros comunitários que beneficiam diretamente crianças e famílias ribeirinhas.

O valor do contrato gerou questionamentos por parte de alguns moradores, o que levou a Prefeitura a detalhar a destinação dos recursos.
Vereador detalha obras em andamento

A equipe de reportagem do Ronda Geral AM também conversou com o vereador Nato Borlido, líder do prefeito na Câmara Municipal, que vem realizando visitas periódicas às comunidades. Segundo ele, as obras já estão em andamento e representam um avanço significativo para regiões que, segundo ele, estavam esquecidas por gestões anteriores.
“Em apenas oito meses da atual gestão, muita coisa já foi feita. Estamos levando escolas e centros comunitários para localidades que esperaram por isso por mais de 40 anos. Já reformamos escolas de alvenaria em dois distritos, implantamos sistemas de água encanada e, até o fim deste ano, vamos anunciar mais um pacote de obras, incluindo moradias e poços artesianos”, destacou o parlamentar.
O vereador enviou à redação uma lista com as comunidades que estão sendo contempladas com as obras, além de fotos que mostram o andamento dos serviços.

Confira as comunidades beneficiadas:
Centros Comunitários:
Fazenda Braga;
Paraná do Beruri;
Paraná do Castanha;
Pinheiros (Aiapuá);
Uixi (Aiapuá);
Furo Grande 1;
Furo Grande 2;
Uaiaçú (Aiapuá);
Beruri (Aiapuá);
Linda Conceição;
Terra Vermelha;
Escolas:
Suuma (Lago do Beruri);
Novo Jurity;
Aimim
Surara
Praia Grande
Castanheirão (Lago do Beruri – Escola Mista)
Terra Vermelha (também receberá Centro Comunitário)
De acordo com o vereador Nato Borlido, a meta da gestão é alcançar o número de 22 escolas construídas somente na zona rural até o fim de 2025.

A Prefeitura reafirma o compromisso com a educação e infraestrutura nas áreas mais isoladas do município, ressaltando que os investimentos visam garantir dignidade e melhores condições de vida para as comunidades ribeirinhas.
====================
