A nova ouvidora-geral do Ministério Público inicia seu mandato no dia 13 de março de 2025
Em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (10/02), no Plenário Antônio Trindade, a procuradora de Justiça Sílvia Abdala Tuma, atual corregedora-geral, foi eleita por aclamação ao cargo de ouvidora-geral do Ministério Público do Amazonas (MPAM) para o biênio 2025-2027. A sessão foi presidida pela procuradora-geral de Justiça (PGJ) Leda Mara Albuquerque.
Na ocasião, Sílvia Tuma, com base em relatório da Corregedoria-Geral do Ministério Público (CGMP), destacou os principais trabalhos realizados pela área nos últimos quatro anos, principalmente no combate às queimadas e à seca extrema. Além disso, citou a implementação de uma ferramenta de Business Intelligence (BI) na Corregedoria, o que otimizou a verificação de diversos processos, e a instituição de um banco de boas práticas destinado a servir de paradigma e inspiração para os colegas.
Durante a sessão, a PGJ Leda Mara destacou a importância do trabalho feito pela procuradora Sílvia Tuma à frente da Corregedoria, especialmente diante dos desafios climáticos enfrentados atualmente. “Nós temos um time pequeno para cuidar de uma frente tão ampla e que tem gerado tantas demandas nos últimos anos, por conta das recentes mudanças climáticas, tais como o número de queimadas, a devastação e as políticas públicas ainda incipientes”, comentou a PGJ.
A nova ouvidora-geral do Ministério Público inicia seu mandato no dia 13 de março de 2025.
Ao fim da sessão, a PGJ distribuiu exemplares da medalha em homenagem aos 132 anos do MPAM aos membros presentes.
Texto: Grazi Silva
Foto: Hirailton Gomes