O Sindicato dos Ceramistas do Amazonas (SINDICER/AM) deu mais um passo importante para o desenvolvimento da indústria cerâmica no estado. Em reuniu nesta quarta-feira (26), representantes do setor apresentaram ao governador Wilson Lima o projeto de implantação do Primeiro Polo Industrial de Cerâmica da região.
A proposta, que visa fomentar a produção e a competitividade da indústria cerâmica amazonense, busca criar um ambiente propício para o desenvolvimento de novas tecnologias, aumento da produção local e geração de empregos para a população. O Polo Industrial será um centro estratégico, reunindo fabricantes de cerâmica, fornecedores de matéria-prima, e empresas de serviços complementares, criando um ecossistema integrado de negócios.
Objetivos do Projeto
Conforme Francisco de Souza Oliveira, o Chicória, presidente eleito do Sindicato dos Ceramistas do Amazonas (SINDICER/AM), o principal objetivo do projeto é fortalecer a indústria cerâmica no Amazonas, que, até o momento, enfrenta desafios relacionados à logística, acesso a matérias-primas e a concorrência com grandes centros produtivos do Brasil. A criação do Polo Industrial de Cerâmica permitirá a criação de infraestrutura moderna, com áreas específicas para a instalação de fábricas, centros de distribuição e apoio a pequenos e médios empresários.
Além disso, a implantação do polo visa garantir o desenvolvimento sustentável da indústria, com foco em práticas ecoeficientes, aproveitamento de recursos naturais locais e a utilização de tecnologias que reduzam o impacto ambiental.
Parceria com o Governo do Estado
O SINDICER/AM tem buscado estreitar os laços com o governo do estado para garantir que o projeto seja implementado de forma eficiente e dentro das necessidades do mercado local. Durante a apresentação do projeto, o governador demonstrou interesse em apoiar a iniciativa.
SUFRAMA
Ainda na quarta-feira, representantes do segmento estiveram na sede da Suframa reunidos com o superintendente Bosco Saraiva que destacou que o projeto busca impulsionar a economia local e atrair novos investimento. Durante a reunião, ficou definida a realização de uma visita técnica da Suframa à região para avaliar oportunidades e alinhar ações com o governo federal.
Por Ray Nascimento
