Considerado o mais poderoso foguete do mundo, Starship tem como objetivo levar astronautas à Lua e a Marte
A SpaceX realizou, na manhã desta quinta-feira (14), a terceira tentativa de lançar o foguete Starship. O voo foi o mais bem-sucedido do veículo até o momento, durando quase 1 hora. No teste anterior, em novembro de 2023, o foguete havia sido destruído após 4 minutos de voo.
O lançamento do foguete foi feito em Boca Chica, no estado norte-americano do Texas, nos Estados Unidos, por volta das 10h30 (horário de Brasília).
Pela primeira vez, o foguete gigante conseguiu realizar um retorno à atmosfera da Terra (chamado de reentrada) e chegou a ligar os dispositivos que permitem o pouso. Mas pouco tempo depois, a transmissão ao vivo do teste anunciou que o contato com o foguete havia sido perdido. O plano inicial era que o veículo espacial caísse sobre o oceano Índico e recuperado para testes posteriores.
Veja o retorno do foguete à atmosfera da Terra no vídeo abaixo:
O Starship é um foguete de 121 metros de altura e 9 metros de diâmetro considerado o mais poderoso do mundo. Segundo a SpaceX, ele será capaz de transportar até 100 pessoas em voos interplanetários de longa duração.
Com informaçoes: CNN Brasil