Autarquia foi convidada a participar do Conecta Coop, que é um evento promovido pelo Sistema Organização das Cooperativas do Brasil no Amazonas (OCB/AM), para reforçar o debate estratégico e possibilitar o acesso a políticas de desenvolvimento da categoria no Estado.
A Suframa participou, nesta sexta-feira (30), do Conecta Coop, evento promovido pelo Sistema Organização das Cooperativas do Brasil no Amazonas (OCB/AM), na avenida Gabriel Corrêa Pedrosa, no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus. O encontro reuniu lideranças do cooperativismo, autoridades públicas e representantes do setor produtivo para debater estratégias de fortalecimento das cooperativas no Estado.

A abertura foi conduzida pelo presidente do Sistema OCB/AM, Petrúcio Magalhães, com a presença do senador Omar Aziz; do presidente da Fieam, Antônio Silva; do presidente da Faea, Muni Lourenço; da prefeita de Manacapuru, Valcileia Maciel; e outras lideranças.
Chefiada pelo superintendente Bosco Saraiva, a comitiva da Suframa contou com o superintendente-adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar; o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira; o superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro; superintendente-adjunto de Administração, Carlito Sobrinho; entre outros técnicos de diferentes áreas da Autarquia.
Segundo Petrúcio Magalhães, o Conecta Coop busca aproximar o cooperativismo dos órgãos públicos e ampliar o acesso a políticas de desenvolvimento. O dirigente destacou que 105 cooperativas estão formalmente registradas e que há 73 mil cooperados no Amazonas. Ressaltou ainda que a parceria com a Suframa pode ampliar a inserção do setor nos mecanismos de fomento regional.

Em seu discurso, Bosco Saraiva ressaltou que os incentivos da Zona Franca de Manaus (ZFM) contribuem para a competitividade e defendeu maior integração entre políticas públicas. O superintendente também citou ações da Autarquia para viabilizar empreendimentos agroindustriais em municípios como Rio Preto da Eva, com foco em agregação de valor à produção local.
Ao apresentar dados do Polo Industrial de Manaus (PIM), Saraiva informou que o polo encerrou 2025 com 553 fábricas e faturamento superior a R$ 227 bilhões em dezembro. O superintendente destacou ainda os investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I), impulsionados pela Lei de Informática da Amazônia, como vetor estratégico para o desenvolvimento regional.
Como encaminhamento prático, foi anunciada a realização de um encontro técnico no próximo dia 19, às 14h, dedicado a apresentar em detalhes a atuação da Suframa e esclarecer dúvidas das cooperativas sobre acesso a incentivos e instrumentos de fomento. “O objetivo desse encontro é oferecer orientações diretas aos dirigentes cooperativistas interessados em ampliar sua inserção nas políticas de desenvolvimento regional administrados pela Autarquia”, frisou Saraiva.

