• sex. nov 28th, 2025

Portal Ronda Geral Am

Notícias em tempo real!

Suframa realiza 1º Encontro ZFM+ESG e firma parceria com Unicef para promover práticas sustentáveis na Amazônia

ByPor Redação

nov 28, 2025

Realizado na manhã desta quinta-feira (27), no auditório da Suframa, encontro realizado em parceria com o Cieam reuniu representantes do setor produtivo para discutir práticas ambientais, sociais e de governança no Polo Industrial de Manaus (PIM).

A Suframa realizou, na manhã desta quinta-feira (27), no auditório da Autarquia, o 1º Encontro ZFM+ESG: Jornadas Sustentáveis na Amazônia. O evento, organizado em parceria com o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), por meio da Comissão ESG, reuniu representantes do setor produtivo para discutir práticas ambientais, sociais e de governança no Polo Industrial de Manaus (PIM).

Na abertura, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou que a agenda ESG é hoje uma pauta global e afirmou que a Autarquia trabalha com a meta de que, em até dois anos, 70% das empresas ativas do PIM formalizem sua adesão ao programa ZFM+ESG. Atualmente, 37 indústrias já integram a iniciativa. Saraiva também defendeu que as visitas contínuas às fábricas realizadas pela Autarquia ampliam a sensibilidade dos servidores às demandas do setor e fortalecem o compartilhamento de práticas de ESG, como o encaminhamento adequado de resíduos sólidos. Segundo ele, a repercussão do encontro deve impulsionar novas adesões ao ZFM+ESG.

O superintendente ressaltou ainda que a disseminação dessas práticas tende a ultrapassar os ambientes industriais. “Boas práticas das fábricas se espalham para a coletividade. Levei hábitos aprendidos nas indústrias para o meu bairro, Morro da Liberdade, e eles foram incorporados, por exemplo, na Escola de Samba Reino Unido. Falo de atitudes simples, como apagar luzes desnecessárias ou não escovar os dentes com a torneira aberta”, afirmou.

O presidente executivo do Cieam, Lúcio Flávio Oliveira, elogiou a Suframa por incentivar, e não impor, a adoção das práticas. Ele afirmou acreditar que o PIM se tornará o primeiro polo industrial do mundo a aderir integralmente ao ESG, assim como foi pioneiro no país na implantação total da certificação ISO 9000. Também compuseram a mesa de abertura, a coordenadora da Comissão ESG do Cieam, Régia Moreira Leite e o chefe da Área de Água, Saneamento, Higiene e Emergências da Unicef, Gregory Bulit.

Durante a cerimônia, foi assinado um Memorando de Entendimento entre a Suframa e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A parceria prevê ações conjuntas para promover direitos de crianças, adolescentes e jovens na Amazônia, incentivar projetos de responsabilidade social corporativa, ampliar o intercâmbio de dados e estudos socioeconômicos e fortalecer iniciativas de impacto social no âmbito do ZFM+ESG.

A programação contou com três mesas-redondas. A primeira foi sobre a temática ambiental, na qual a gerente sênior de Recursos Humanos e ESG na Visteon Brasil, Silvana Aquino e a CEO da Tutiplast, Mariana Barrella, apresentaram cases de sucesso em gestão de resíduos, eficiência energética, descarbonização e bioeconomia.

A segunda mesa-redonda abordou a temática social. Foram apresentados cases de impacto social, diversidade e inclusão, desenvolvimento de comunidades e bem-estar do colaborador. Participam da mesa, o supervisor de Novos Projetos/Laboratório de Qualidade da Impressora Amazonense (IMPRAM), Wendel Santos e o diretor de RH da Bemol, Cleyton Domingues.

Já a terceira mesa-redonda discorreu acerca da governança. Participaram do debate, também mediado pelo superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar, a CEO da Navegam LOG, Michelle Guimarães e a head de ESG da DD&L, Fernanda Rios.

Também ocorreram os Painéis Soluções, pelos quais as empresas de certificação, consultoria e tecnologia apresentaram ferramentas e oportunidades para apoiar a implementação de práticas ESG no PIM.

Fizeram apresentações pelo Painel 1, a presidente da APAE Manaus, Ione Tôma, a presidente do Procon Manaus, Onilda Abreu e a diretora administrativa e Psicóloga da Clínica Pais e Filhos, Daniela Burlamaqui Gomes. Já pelo Painel 2, diretor-presidente da Energin, Afonso José de Araújo Filho e o diretor de projetos da Amazônia B, Bellmond Viga.

==================

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *