Próximas Superluas azuis devem acontecer novamente apenas em 2037
Na noite da segunda-feira (19), ficou visível no céu a primeira das quatro Superluas que ocorrem em 2024. A observação do fenômeno foi, desta vez, ainda mais especial: durante a madrugada, foi possível ver a rara combinação de uma Superlua e uma Lua azul.
A última vez que um evento lunar como esse ocorreu foi em agosto de 2023, e as próximas Superluas azuis estão projetadas para acontecer de novo apenas em 2037. Aproximadamente um quarto de todas as Luas cheias são Superluas, enquanto apenas 3% das Luas cheias são Luas azuis.
As chamadas Superluas são os maiores e mais brilhantes eventos lunares do ano. Elas ocorrem quando o satélite se encontra em seu ponto mais próximo da Terra, já que a órbita da Lua ao redor da Terra não é um círculo perfeito, mas um caminho elíptico.
Segundo a Nasa, os cientistas se referem a esse ponto como o perigeu da Lua — quando o satélite se encontra a uma distância média de cerca de 363.300 quilômetros.
Existem definições variadas para Superluas, conforme explicou Noah Petro, chefe do laboratório de Geologia Planetária, Geofísica e Geoquímica da Nasa. No entanto, uma Lua cheia que está pelo menos 90% no perigeu é frequentemente descrita como uma Superlua, disse ele.
CNN Brasil