Ciranda, que defendeu o tema “Eldorado Encantado”, recebeu as notas máximas no Cordão de Cirandeiros.
A ciranda Tradicional é bicampeã do Festival de Cirandas de Manacapuru 2023, no Amazonas. A agremiação, que defendeu o tema “Eldorado Encantado”, recebeu as notas máximas no Cordão de Cirandeiros.
A Tradicional totalizou 280 pontos, sete décimos a mais que a segunda colocada, a Flor Matizada. A Guerreiros Mura ficou em terceiro lugar, com 278,3 pontos.
A apuração das notas aconteceu na tarde de segunda-feira (4), no Parque do Ingá, o Cirandódromo.
“É o ano todo que a gente se organiza para que tudo saia certo, conforme o planejado pelo conselho de artes. Parabéns às duas agremiações, mas a Tradicional mereceu esse bicampeonato”, disse o presidente da ciranda campeã, Magal Pinheiro.
Cada quesito foi avaliado por seis jurados. Entre os itens julgados, estão: alegoria, tema, desenvolvimento, criatividade, originalidade, tocata, além dos itens femininos, entre outros.
Após acordo entre as cirandas, o troféu de Melhor Torcida de 2023 contemplou as três agremiações.
A Tradicional surgiu no bairro Terra Preta, e hoje tem 38 anos de atuação.
Apresentação
Na arena, a Tradicional apresentou um espetáculo de 2h14.
A apresentação contou com o bailado de 40 pares do Cordão de Cirandeiros. Todos os integrantes são de Manacapuru.
O cenário foi composto por nove módulos e aparições de alegorias de até 15 metros de altura.
O diretor artístico da agremiação, Thyago Cavalcante, comemorou o resultado. “Sair daqui com o título do festival, o título de melhor Cordão de Cirandeiros, os nossos itens oficiais gabaritando também, é uma felicidade imensa”, completa o diretor artístico.
A mesa de apuração foi presidida por Renato Sales, servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas, com a participação do secretário executivo de Cultura e Economia Criativa, Luiz Carlos Bonates, representante do município de Manacapuru, além dos presidentes e delegados de cada ciranda.
O 25° Festival de Cirandas de Manacapuru foi realizado no Parque do Ingá, o Cirandódromo, nos dias 1, 2 e 3 de setembro. Flor Matizada se apresentou no primeiro dia, Guerreiros Mura, no segundo, e Tradicional, no terceiro.
Com Informações G1 Amazonas