• ter. fev 4th, 2025

Portal Ronda Geral Am

Notícias em tempo real!

Possível nomeação de Caio André para Secretaria de Cultura do Amazonas gera revolta entre artistas

ByPor Redação

jan 27, 2025

A possível nomeação de Caio André, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), para a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM) gerou revolta entre os artistas amazonenses. A categoria discorda da escolha e alega que Caio não possui a experiência necessária para ocupar o cargo. André não conseguiu se reeleger para a CMM e há casos polêmicos de falta de transparência e aplicação indevida de recursos com emendas de sua autoria na sua gestão.

Artistas de diversas áreas, como música, teatro, dança e artes visuais, têm se manifestado nas redes sociais criticando a possível indicação do ex-vereador para o cargo, em que pedem para o goverador Wilson Lima repensar a decisão de acomodar o aliado político. Eles argumentam que a cultura é um setor fundamental para o desenvolvimento social e econômico do Estado e que exige um gestor com conhecimento técnico profundo da área e capacidade de articulação com a classe artística.

A atriz Norma Araújo usou sua rede social  Isntagram para convocar a classe artística para uma reunião com o governador. Na publicação, ela sugere que o Wilson Lima chame gestores antigos para ocupar o cargo. Ela menciona Marcos Apolo Muniz que foi exonerado do cargo de titular da SEC-AM em outubro de 2024 e Robério Braga que foi presidente da secretária em mandatos de 1997 a2017. A falta de experiência de Caio André no setor cultural é um dos principais pontos de contestação.

Durante sua gestão como presidente da CMM e vereador, Caio não demonstrou um envolvimento significativo com a área, o que levanta dúvidas sobre sua capacidade de implementar políticas públicas eficazes para a cultura. Além de ter sofrido acusações de irregularidades que vão desde falta de transparência, funcionária fantasmas e licitações com suspeita de favorecimento.

Fonte: D24am

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *