• qui. maio 23rd, 2024

Alteração no PPB resguarda competitividade do setor de plástico no Polo Industrial de Manaus, destaca senador Omar

ByPor Redação

maio 15, 2024

Líder da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, o senador Omar Aziz (PSD-AM) foi recebido pelo vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Geraldo Alckmin, para a assinatura de uma alteração no Processo Produtivo Básico (PPB) da resina de plástico. A medida visa garantir competitividade às indústrias da Zona Franca de Manaus (ZFM), proporcionando a manutenção e criação de empregos e renda na região.

Além da modificação no PPB da resina de plástico, a reunião abordou outros pleitos importantes para a região, como a restauração das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de setores cruciais, incluindo eletrônicos, informática, descartáveis e brinquedos. Estes setores enfrentaram severas perdas durante o governo anterior, resultando em demissões significativas.

Segundo Omar Aziz, a medida visa também recuperar postos de trabalho perdidos no setor. “Levamos uma pauta com itens para discutir com o ministro Alckmin e o primeiro deles foi o PPB do termoplástico, o qual estavam querendo mudar, aumentando de 0,5% para 3% os polímeros. Isso criaria uma dificuldade muito grande para a gente, porque nós importamos, importamos por um quarto do valor que é produzido no Brasil”, explicou Aziz.

O senador Omar Aziz também levou à mesa a questão do reajuste dos servidores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que enfrentam perdas salariais desde 2016. Além disso, o parlamentar falou de tratativas com a Prefeitura de Manaus para destinar uma área do Distrito Industrial para a construção de moradias populares dentro do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. Foram também discutidos com o ministro questões acerca do setor de componentes de celulares.

Foto: Ariel Costa

Contato Assessoria Uplink
Rafael Valentim – (92) 98184-6844
Henrique Saunier – (92) 98263-9200

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *