• seg. jul 22nd, 2024

Portal Ronda Geral AM

Notícias em tempo real!

Alunos da etech apresentam iniciativas inovadoras e de impacto social na 10ª mostratech

ByPor Redação

jul 4, 2024

Turmas apoiadas pelas empresas Foxconn e TPV expuseram 22 projetos

A etech, escola tecnológica da Fundação Desembargador Paulo Feitoza (FPFtech), realizou a 10ª edição da Mostratech, apresentando ao público os projetos das turmas de Automação Industrial e Desenvolvimento de Software. O evento contou com 22 projetos de três turmas que são fruto de uma parceria com as empresas Foxconn e TPV, incluindo soluções que melhoram processos produtivos e geram impacto positivo na sociedade.

Os alunos de Automação Industrial, apoiados pela Foxconn, desenvolveram projetos como o Seguidor de Luz Solar, que otimiza a captação de energia solar para placas fotovoltaicas, e o Semáforo Inteligente, que aumenta a segurança de deficientes visuais e auditivos em Manaus. Outros destaques incluem o Controle Remoto de Eletrônicos Residenciais para idosos com mobilidade reduzida, o Sensor Detector de Chama acessível para detectar incêndios, e o Irrigador de Plantas Automatizado. O Automatizador de Medidor de Volume de Caixa d’Água previne falhas mecânicas, enquanto a Cidade Energizada instala geradores para mitigar quedas de energia.

Os projetos de Desenvolvimento de Software, também apoiados pela Foxconn, incluíram o Increment Langs ++, que facilita o aprendizado da lógica de programação, e o Bit Debugger, um jogo de plataforma educacional. O Jaraquiz promove o conhecimento cultural de Manaus, enquanto o Piano em Python combina hardware e software para criar um piano eletrônico interativo. Já o Snake Math ensina operações matemáticas, e Manaus Guess utiliza a API do Street View para promover o conhecimento de pontos turísticos. Outro aplicativo, o Mr. Junior aborda de forma lúdica os problemas de saúde dos profissionais de TI.

Para o gerente de projetos da Foxconn, Felipe Almeida, o resultado mostra a excelência do trabalho que a etech realiza com os colaboradores da empresa. “Hoje a empresa, assim como todo o Polo Industrial de Manaus carece de mão de obra especializada e a etech tem feito com maestria o preenchimento dessa lacuna, nos devolvendo pessoas com o nível de especificidade e tecnologia especializada para o nosso contexto”, observou Almeida, adiantando que a empresa já se prepara para lançar mais turmas de capacitação em parceria com a escola tecnológica ds FPFtech.

Alunos de turma da TPV no combate à violência doméstica

Apoiada pela empresa TPV, outra turma de Desenvolvimento de Software apresentou projetos relevantes em diversas áreas, incluindo aplicação voltada a combater violência doméstica. O site Vozes Que Não Se Calam facilita a denúncia de abuso doméstico de forma discreta e segura, permitindo que vítimas solicitem ajuda rapidamente via WhatsApp, compartilhando sua localização em tempo real com contatos de confiança.

Outra aplicação visando o bem-estar das pessoas é o ‘Meu Bem’, focada na saúde e bem-estar, com funcionalidades de calculadora de IMC, lembretes de medicamentos e consultas. O Manutencar proporciona autonomia na manutenção veicular, enquanto o Drive Trade otimiza a venda de peças automotivas. O Controle de Estoque é voltado para pequenas empresas, oferecendo uma ferramenta eficiente de gerenciamento. MyGym facilita a gestão de academias com gráficos de frequência de alunos, e o QuickReport permite a criação e envio de relatórios personalizados em PDF, melhorando a eficiência na comunicação profissional.

Já o Briefing é um site dedicado a serviços de design, oferecendo especializações como Web Design, Motion Design, Produção Cinematográfica, Criação de Logotipos e Vetorização. O objetivo é atender clientes exigentes com qualidade e inovação, além de ser uma plataforma de oportunidades para designers talentosos.

O professor do curso de Desenvolvimento de Software da etech, Osenias Oliveira, destacou a preocupação dos alunos em produzir aplicações que conversam com problemas atuais. “Temos projetos bem interessantes onde os alunos conseguiram exercitar tudo o que foi ensinado durante o primeiro módulo do curso. Desde as primeiras disciplinas, a gente tenta orientar os alunos a buscar algo que seja relevante para a sociedade”, completou o professor.

Contato Assessoria Uplink
Rafael Valentim – (92) 98184-6844
Henrique Saunier – (92) 98263-9200

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *