• dom. maio 26th, 2024

Corpo de Bombeiros do Amazonas é destaque nacional na ampliação da cobertura de atendimento pré-hospitalar

ByPor Redação

abr 29, 2024

Levantamento do Ministério de Justiça e Segurança Pública aponta que a corporação ficou em segundo lugar no ranking, com ampliação de 41% do serviço

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) ampliou, ao longo de 2023, a cobertura de atendimento pré-hospitalar em 41%, ocupando o segundo lugar no ranking nacional da atuação das corporações de bombeiros neste segmento. O dado é um levantamento do Ministério de Justiça e Segurança Pública, sendo reflexo dos investimentos do Governo do Amazonas na aquisição de novas viaturas e na implantação do Grupamento de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar (Graph).

De acordo com o subcomandante-geral do CBMAM, coronel Reinaldo Menezes, a corporação no Amazonas tem evoluído no segmento de atendimento pré-hospitalar, que é uma das muitas áreas de atuação dos bombeiros militares. Somente em 2023, por iniciativa do governador Wilson Lima, houve investimento do Estado e da corporação no valor de mais de R$ 7 milhões somente em aquisições de viaturas e equipamentos para a corporação.

“Com investimento e apoio total do governador Wilson Lima, o Corpo de Bombeiros fez aquisição de viaturas de unidade de resgate com equipamentos modernos para atender a população em ocorrências como, por exemplo, acidentes de trânsito e mal súbito. Também foi implantado o Graph, com a formação de bombeiros da área de saúde para atuarem nessa vertente de atendimento”, explicou o subcomandante-geral do CBMAM.

Em maio de 2023, o Governo do Amazonas, por meio do Corpo de Bombeiros, fez a aquisição das novas viaturas de unidades de resgate, equipamentos e insumos para a atuação dos bombeiros da área de saúde e, a partir disso, a cobertura de atendimento pré-hospitalar foi ampliada para todas as zonas de Manaus.

Graph

O Grupamento de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar foi implantado, em 2023, com objetivo de fornecer este serviço à população de forma mais direta com acionamento, também, via disque 193. Para o lançamento, mais de 50 bombeiros da área de saúde fizeram formação no curso de Operações de Resgate em Emergência e Atendimento Pré-Hospitalar (CORE-APH).

FOTOS: Divulgação/CBMAM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *