Na Sessão Ordinária desta quarta-feira (8/5), o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) solicitou um relatório acerca da baixa aquisição dos medicamentos necessários na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).
Segundo Barreto, cerca de meio bilhão de reais foram destinados à pasta, mas neste início do ano a Central chegou a ficar sem medicamentos e não supriu a demanda da população.
“É constrangedor, humilhante e revoltante a situação que se encontra. Mais revoltante ainda é saber que a Central de Medicamento do Estado do Amazonas, que todo dia está aparecendo com protestos na frente, de vários segmentos que precisam sobreviver. No ano passado, comprou R$ 500 milhões em medicamentos. Este ano, estamos zerado de estoque. Lembrando que essa falta de medicamento vem desde o segundo semestre de 2023”, declarou.
O parlamentar também deixou claro em seu pronunciamento que não poderia culpar a atual gestão da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), pois a mesma ocupou o cargo há pouco tempo, mas espera respostas e esclarecimentos do que foi feito dentro do quadrimestre.
“Não posso nem culpar a atual gestão que está com menos de 30 dias no cargo, mas posso pedir explicações. Para onde foi o dinheiro? Nós acompanhamos as audiências do quadrimestre. Era para Cema estar com o estoque, pelo menos dentro do regular. Não tem fralda, não tem remédio, não tem o mínimo de produto”, completou.
Para o deputado, medidas de planejamentos e relatórios devem ser apresentadas com urgência para a garantia do acesso aos remédios contínuos às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Fonte: Aleam