• sex. jun 21st, 2024

Portal Ronda Geral AM

Notícias em tempo real!

Em Cessão de Tempo, Wilker apoia comissão de pais de alunos afetados pela greve do Ifam

ByPor Redação

jun 9, 2024

Na quinta-feira (6/6), durante a 48ª Sessão Ordinária, o deputado Wilker Barreto realizou uma Cessão de Tempo aos pais de alunos do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), visando trazer visibilidade às reivindicações em prol do retorno das aulas na instituição.

Os estudantes, por conta do movimento grevista, foram impedidos de participar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) e estarão comprometidos no Processo Seletivo Contínuo (PSC), que ocorrerá no próximo domingo, (9/6).

Segundo a mãe de um dos alunos PcDs e representante da comissão, Gisele Santos, os discentes estão há quase 36 dias sem aulas no instituto. Desde o dia 8 de abril, os alunos não têm aula.

“Os alunos do terceiro ano correm sérios riscos de perder o ano acadêmico, influenciando, assim, nos vestibulares. Existe a legislação das 200 horas complementares e já estamos com mais de 34 dias úteis sem aulas’’ completou Gisele Santos.

Wilker sugeriu que a Comissão de Educação da Casa Legislativa possa solicitar uma reunião com o reitor do Instituto Federal do Amazonas, para mediar soluções efetivas.

Greve nacional

A principal pauta de reivindicações é a reestruturação das carreiras de técnicos administrativos (PCCTAE) e docentes (EBTT) e o reajuste salarial. A greve dos servidores dos Ifams do Amazonas, os servidores também reivindicam a revogação de “todas as normas que prejudicam a educação federal aprovadas nos governos Temer (2016-2018) e Bolsonaro (2019-2022)”, além da recomposição do orçamento e o reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *