• qui. jun 20th, 2024

Portal Ronda Geral AM

Notícias em tempo real!

Em Presidente Figueiredo, Corpo de Bombeiros forma 27 brigadistas para reforçar combate aos incêndios

ByPor Redação

abr 13, 2024

Medida faz parte do plano preventivo de combate aos incêndios no verão amazônico de 2024

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) formou, nesta sexta-feira (12/04), uma nova turma com 27 brigadistas que atuarão no reforço de combate aos incêndios no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros da capital). A capacitação dos profissionais faz parte do plano preventivo de combate aos incêndios para o verão amazônico de 2024.

“A formação desses brigadistas é de extrema importância para que possamos aumentar a nossa capacidade de combate a incêndios quando chegar o verão amazônico, que é o período do ano com maior demanda de ocorrências”, disse o comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre de Freitas.

Segundo o comandante-geral, essa capacitação integra o plano de implantação do Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil, que prevê a implantação de unidades do CBMAM em 21 municípios do Amazonas.
A solenidade aconteceu no posto de Corpo de Bombeiros do município de Presidente Figueiredo e também contou contou com a participação do comandante do 3° Pelotão Destacado Bombeiro Militar (3° PDBM) daquele município, tenente Ômena.

Capacitação
Os novos brigadistas passaram por um curso de formação com carga horária de 40 horas e ministrado pela equipe técnica de bombeiros de Presidente Figueiredo. A grade do curso foi composta por matérias como: Teoria do Fogo, Formas de propagação e combustão, Agentes extintores, Comunicação operacional, Transporte de vítimas e Emergências clínicas.

Grupamentos no interior
O Governo do Amazonas, por meio do Corpo de Bombeiros tem executado o plano de implantação do Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP), que estava em fase de implantação com capacitação de brigadistas, aquisição de novas viaturas e equipamentos, além da articulação direta com as prefeituras de 21 municípios para instalação das unidades operacionais do CBMAM no segundo semestre de 2024.

FOTOS: Divulgação/CBMAM

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM): Yasmim Torres (92) 99602-8428.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *