• seg. jul 22nd, 2024

Portal Ronda Geral AM

Notícias em tempo real!

Festival de Parintins 2024: SSP-AM realiza Central Integrada de Fiscalização para coibir presença de crianças e adolescentes em eventos durante a madrugada

ByPor Redação

jul 1, 2024

A ação contou com a integração de órgãos estaduais, municipais e do Poder Judiciário

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) desencadeou, na madrugada deste domingo (30/06), uma Central Integrada de Fiscalização (CIF) em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A ação teve como objetivo coibir a presença de crianças e adolescentes em bares e locais com a venda de bebidas alcoólicas. Em duas horas de atividade mais de 20 jovens foram abordados, orientados e uma encaminhada ao hospital da cidade.

A CIF reuniu órgãos estaduais, municipais e do Poder Judiciário de Parintins, por meio do Juizado da Infância e da Juventude Infracional (JIJI). As ações foram realizadas em todo o entorno da Catedral Nossa Senhora do Carmo e nas proximidades do Mercado Municipal de Parintins.

A secretária adjunta de Crianças e Adolescentes da Sejusc, Andreza Souza, ressaltou a importância da ação para a segurança da festa. “A Sejusc, em parceria com os órgãos de segurança, entendeu essa necessidade para assegurar que a festa nas ruas após o Bumbódromo fosse segura”, afirmou.

Toda a operação foi acompanhada pelas equipes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Polícia Civil (PC-AM). Durante as fiscalizações, as equipes das secretarias que integram à rede de proteção à criança e ao adolescente localizaram uma jovem acompanhada por dois homens, um deles se apresentou como tio da jovem, que foi atendida pelos oficiais médicos do Corpo de Bombeiros (CBMAM) e encaminhada para o hospital da cidade.

Ao todo 20 crianças e adolescentes foram encontradas em meio aos eventos durante a madrugada. As acompanhadas pelos pais foram orientadas pela Rede de Proteção a evitar a permanência dos menores em ambientes insalubres. Os desacompanhados foram resgatados e levados para as respectivas residências pelas equipes da Sejus e Conselho Tutelar.

Toda a ação foi acompanhada pelo Subcomandante da Operação Parintins da PMAM, tenente-coronel Wener Vieira. Ele ressaltou que a ação foi exitosa e que não foi registrada nenhuma intercorrência que comprometesse a ação.

Efetivo

Além dos órgãos de Segurança Pública, a CIF contou com a integração das equipes da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Juizado da Infância e Juventude Infracional (JiJi) da Comarca de Parintins, do Ministério Público do Amazonas (MPE), da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e do Conselho Tutelar parintinense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *