• qui. maio 23rd, 2024

Homens armados sequestram 227 alunos de escola na Nigéria

ByPor Redação

mar 8, 2024

Homens armados na Nigéria sequestraram mais de 200 alunos na cidade de Kuriga, no norte, na quinta-feira (7), disseram um professor, um vereador local e pais das crianças desaparecidas, no maior sequestro em massa de uma escola desde 2021.

A polícia do estado de Kaduna não respondeu aos pedidos de comentários sobre os raptos, que aconteceram pouco depois da reunião matinal na Escola da Autoridade Educacional do Governo Local, na cidade de Kuriga.

“O número de sequestrados na seção secundária com base nas estatísticas que coletamos juntamente com os pais é de 187, enquanto o da seção primária é de 40 por enquanto”, disse Sani Abdullahi, professor de economia doméstica.

O vereador local de Kuriga, Idris Maiallura, disse que esteve na escola e disse que os homens armados inicialmente levaram 100 alunos da escola primária, mas depois os libertaram enquanto outros escaparam.

Pais e moradores atribuíram o sequestro à falta de segurança na área.

O governador do estado de Kaduna, Uba Sani, visitou Kuriga e prometeu libertar os alunos, disse seu gabinete, mas não informou exatamente quantos estavam desaparecidos.

A Anistia Internacional apelou às autoridades nigerianas para resgatarem os estudantes com segurança e responsabilizarem os responsáveis.

“Não sabemos o que fazer, estamos todos esperando para ver o que Deus pode fazer. Eles são meus únicos filhos que tenho na Terra”, disse Fatima Usman, mãe de dois alunos que estavam entre os sequestrados, à Reuters por telefone.

Outro pai, Hassan Abdullahi, disse que vigilantes locais tentaram repelir os homens armados, mas foram dominados.

“Dezessete dos estudantes sequestrados são meus filhos. Me sinto muito triste porque o governo nos negligenciou completamente nesta área”, disse Abdullahi.

Os sequestros por homens armados se tornaram comuns no norte da Nigéria, perturbando a vida cotidiana e impedindo milhares de crianças de frequentar a escola.

O último grande rapto relatado envolvendo crianças em idade escolar em Kaduna ocorreu em julho de 2021, quando homens armados levaram mais de 150 estudantes em uma operação. Os estudantes foram reunidos meses depois com suas famílias, após pagarem resgates.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *