• seg. jul 22nd, 2024

Portal Ronda Geral AM

Notícias em tempo real!

Inovações de alunos da etech priorizam acessibilidade e inclusão

ByPor Redação

maio 27, 2024

Projetos apresentados inclui iniciativa de bancada pedagógica para crianças autistas

Na Escola Tecnológica da Fundação Desembargador Paulo Feitoza (FPFtech), a etech, os alunos apresentaram uma gama de projetos tecnológicos, destacando-se pela ênfase na acessibilidade e inclusão de pessoas com necessidades especiais. As iniciativas são da turma do curso de automação industrial apoiada pela empresa parceira Diebold e foram apresentadas na última edição da Mostratech.

Um dos projetos é de uma bancada didática para alfabetização de pessoas do espectro autista, controlada pela plataforma Arduino. De forma lúdica e com a utilização de controles de LEDs, o projeto tem como objetivo auxiliar no processo de educação básica de crianças e adolescentes com essa condição.

Um dos alunos responsáveis pelo projeto, Matheus Lima, adiantou que o desejo é que no futuro o equipamento possa ser utilizado nas escolas públicas de atendimento especial. “Nosso projeto tem como principal objetivo auxiliar o desenvolvimento cognitivo e motor dessas crianças, preenchendo uma lacuna na educação assistida na rede pública”, reforçou.

Outro projeto voltado para melhorar a acessibilidade é o da Casa Inteligente. Com sensores de presença e motores, operada pela plataforma microcontrolada Arduino, a iniciativa é extremamente útil para deficientes auditivos e visuais, uma vez que propõe uma solução de áudio e visual de sinalizadores de porta, campainha e lâmpadas. Marcos Paulo, aluno da turma de automação industrial, compartilhou que o projeto é resultado de tudo o que foi ensinado no período, e que foi feito visando atender às necessidades dessas pessoas.

O alimentador automatizado para pets “DUCÃO”, foi outro projeto inovador idealizado pelos alunos, consistindo em um alimentador para PETs capaz de adicionar ração e água em momentos e horários estabelecidos. O objetivo também é ajudar as pessoas que têm um dia corrido, ficando muitas horas fora de casa.

“Na etech, pude apresentar um projeto com relevância tanto para o mercado de trabalho quanto para aqueles que dependem dessas soluções para melhorar suas vidas. Assim, o Alimentador Automático de PET pode ser uma ajuda valiosa para você, em casa”, destacou Lucas Fernandes, um dos alunos responsáveis pelo projeto.

Florindo Batista, diretor industrial da Diebold, expressou entusiasmo sobre a parceria com a Fundação e a turma de técnicos que estão sendo formados. Ele ressaltou a satisfação em observar a habilidade dos alunos, destacando que a cultura e a

parte técnica se desenvolvem rapidamente.

Contato Assessoria Uplink
Rafael Valentim – (92) 98184-6844
Henrique Saunier – (92) 98263-9200

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *