• sex. jan 17th, 2025

Portal Ronda Geral Am

Notícias em tempo real!

Ministério Público do Amazonas investiga ausência de postos de inscrição físicos para concursos vestibulares da UEA

ByPor Redação

jan 9, 2025

Procedimento preparatório mira oportunidades iguais para candidatos sem acesso à internet

Proporcionar igualdade de oportunidades aos candidatos de concursos vestibulares é o objetivo do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), que instaurou procedimento preparatório para apurar a ausência de postos de inscrição físicos por parte da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em seus certames. O problema afeta diretamente candidatos sem acesso à internet.

O órgão direcionou ofício à instituição de ensino solicitando, no prazo máximo de 10 dias, informações sobre as providências adotadas para fins de previsão, nos próximos concursos vestibulares a serem promovidos pela UEA, da disponibilização de postos de inscrição para candidatos que não tenham acesso à internet.

O ofício também ressalta que outros certames têm disponibilizado, como alternativa, postos físicos para inscrição online — isto é, com equipamentos conectados à internet —, como no caso do concurso para o Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) de 2024.

Para Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, promotor de Justiça responsável pelo procedimento, a medida do MP busca aprimorar o sistema de acessibilidade a quem ainda encontra barreiras digitais, assegurando, com isso, igualdade de oportunidades, principalmente no uso dos serviços públicos e seu pleno potencial de inclusão na educação profissional. “Apesar de todos os avanços relacionados ao acesso à internet na região, sabemos que diversos fatores — desde econômicos até tecnológicos — fazem com que determinados candidatos tenham mais dificuldade para se inscrever do que outros. É nosso papel cobrar cenários mais favoráveis para todos”, concluiu o titular da 55ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos à Educação (Prodhed).

Com inscrições encerradas, o vestibular 2025 da UEA ofereceu 1.641 vagas para cursos de graduação, sendo 833 vagas em cursos ministrados nas unidades acadêmicas de Manaus e 808 no interior. Do total, foram 183 vagas destinadas a indígenas, 26 para alunos pretos e 342 para pessoas com deficiência.

Texto: Lennon Costa
Foto: Divulgação/UEA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *