Astronautas Suni Williams e Butch Wilmore encontraram outros agentes que já estavam na ISS
A Nasa divulgou a primeira foto da tripulação da espaçonave Starliner, da Boeing, após a chegada deles na Estação Espacial Internacional, às 14h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira (6). O veículo fez o primeiro lançamento tripulado na quarta-feira (5) após uma série de adiamentos.
Na imagem publicada no site oficial da agência espacial do governo dos Estados Unidos aparecem os astronautas Suni Williams e o comandante Butch Wilmore (que fizeram a viagem) ao lado de outros agentes que estavam na estação. Os dois aparecem de uniformes azuis.
Apesar do acoplamento da espaçonave ter ocorrido às 14h30, Williams e Wilmore (clique aqui para saber mais sobre eles) só entraram na estação às 16h45, de acordo com publicação da Nasa.
O acoplamento foi transmitido ao vivo no canal do YouTube da agência para o mundo todo. Veja como foi o momento do acoplamento no vídeo abaixo.
Docking confirmed!@BoeingSpace's #Starliner docked to the forward-facing port of the @Space_Station's Harmony module at 1:34pm ET (1734 UTC). @NASA_Astronauts Butch Wilmore and Suni Williams will soon make their way into the orbital laboratory, where they'll spend about a week. pic.twitter.com/BtcXA4Vq4t
— NASA (@NASA) June 6, 2024
No total, a Starliner transportou cerca de 344 quilos de carga para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Além de uma bomba de reposição que ajudará a manter o fluxo do circuito de água fechado na estação, a tripulação está levando alimentos, roupas, provisões médicas, equipamentos de exercícios, suprimentos e ferramentas para o veículo, além de equipamentos fotográficos e de mídia.
A missão lançada na quarta-feira, conhecida como Crew Flight Test (teste de voo tripulado, em tradução literal), representou o auge dos esforços da Boeing para desenvolver uma espaçonave capaz de rivalizar com a cápsula Crew Dragon, da SpaceX, e expandir as opções dos Estados Unidos para levar astronautas para a ISS.
A iniciativa da agência americana visa fomentar a colaboração com parceiros da indústria privada.
Informações: CNN Brasil