Manaus – As Forças de Segurança do Amazonas realizaram, na manhã desta terça-feira (28), uma operação na região conhecida como “Boca da Onça”, no bairro Centro, zona sul de Manaus, para combater o tráfico de drogas na área.
A ação contou com a participação de policiais civis e militares, que atuaram na prisão de traficantes e no apoio à Polícia Civil em uma investigação sobre a atividade criminosa na região. Durante a operação, barracos de madeira instalados no local foram removidos, algumas pessoas foram conduzidas pela polícia e entorpecentes foram apreendidos.
Na segunda-feira (27), um vídeo que mostrava uma longa fila de pessoas aguardando a distribuição de drogas na região viralizou nas redes sociais. Segundo relatos, o local se tornou uma espécie de ‘cracolândia’ na capital.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida, afirmou que ações preventivas e repressivas já são realizadas semanalmente no Centro de Manaus, mas a operação foi antecipada após a repercussão do vídeo.
“Muitas vezes, essas pessoas se passam por moradores de rua, mas, na verdade, estão comercializando drogas. Como foi visto na semana passada, isso chocou a população. Mas deixo claro que essa não é uma questão exclusiva do sistema de segurança. Para resolver essa situação, precisamos de apoio social. Há áreas como essa tanto no Centro quanto na zona leste, e essa é uma discussão que precisa envolver toda a sociedade. A segurança pública sozinha não conseguirá resolver o problema. É essencial que os setores voltados aos direitos humanos também estejam engajados, pois, se não tomarmos providências agora, corremos o risco de enfrentar problemas semelhantes aos de São Paulo”, declarou o secretário.
Ainda segundo Almeida, a atuação da SSP se limita ao combate ao tráfico de drogas, enquanto a questão dos moradores em situação de rua é um problema social. A polícia também destacou que muitas das pessoas que hoje ocupam a área anteriormente viviam na Praça do Remédios.