• qui. maio 23rd, 2024

Senador Omar se reúne com novo Procurador-Geral da República para discutir reabertura de inquéritos da CPI da Pandemia

ByPor Redação

mar 20, 2024

Presidente da Comissão, Omar Aziz avalia possibilidade de reabertura de inquéritos como oportunidade para trazer justiça às vítimas da Covid-19

Presidida pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia pode ganhar um novo capítulo com o recém-empossado Procurador-Geral da República, Paulo Gonet. Na noite desta terça-feira (19), membros da CPI se reuniram com o procurador para solicitar ao Ministério Público a reabertura de inquéritos e reforçar a importância de dar continuidade aos que já estão em andamento.

O senador Omar Aziz explicou que os novos fatos que justificam a reabertura dos inquéritos em questão estão diretamente relacionados ao envio de provas que, inicialmente, foram consideradas não enviadas pelo Ministério Público. “Tivemos que encaminhar todos os documentos novamente, o que resultou em uma demora para que essas provas chegassem, enquanto os processos estavam sendo arquivados”, lamentou o senador.

Por sua vez, o senador Randolfe Rodrigues ressaltou que o Procurador-Geral da República anterior propôs o arquivamento de todo o relatório apresentado pela CPI da Pandemia. No entanto, a CPI, orientada pelo relator Renan Calheiros e demais membros, interpôs recursos para que esses pedidos de arquivamento fossem analisados pelo pleno do Supremo Tribunal Federal (STF). “O relatório da CPI, 70% dele está vivo e nós acreditamos agora em uma nova manifestação do Ministério Público Federal”, afirmou Rodrigues.

Os parlamentares destacaram que muitas investigações que foram enviadas ao STF continuam em aberto, aguardando recursos e diligências policiais. A comissão avalia ainda que o novo pedido pode resultar no indiciamento do ex-presidente da república, Jair Bolsonaro, em pelo menos nove crimes diferentes.

Em meio às discussões iniciadas com o novo Procurador-Geral da República, sinalizando que há possibilidade de reabertura de inquéritos que foram arquivados pelo antigo titular da PGR, os senadores agora aguardam uma nova manifestação do Ministério Público Federal. A expectativa é que os casos em andamento e os fatos novos sejam considerados para a continuidade das investigações relacionadas à condução da pandemia de Covid-19 no país, que vitimou cerca de 700 mil pessoas só no Brasil.

Contato Assessoria Uplink
Rafael Valentim – (92) 98184-6844
Henrique Saunier – (92) 98263-9200

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *