• seg. jul 22nd, 2024

Portal Ronda Geral AM

Notícias em tempo real!

Boi Caprichoso é campeão do 57º Festival Folclórico de Parintins

ByPor Redação

jul 1, 2024

O Boi Caprichoso é campeão do 57º Festival Folclórico de Parintins. Com o tema “Cultura – O Triunfo do Povo”, o Touro Negro levou emoção ao público e conquistou o 26º título da agremiação.

A apuração ocorreu na tarde desta segunda-feira (1º), no Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo, palco do embate entre os bumbás.

Temáticas

Na primeira noite (28), o Boi Caprichoso, proclamou o “Triunfo do Povo” com foco nas culturas: culturas plantadas, nascidas e sustentadas no meio da Amazônia Brasileira, magistralmente triunfal no entrelaçar de negros e negras, indígenas, ribeirinhos e ribeirinhas, mestres e mestras da cultura popular local.

Na segunda noite (29), em que a “tradição” foi o fio condutor da narrativa, o Boi Caprichoso pediu licença para falar daquilo que cultiva com todo o cuidado: as tradições que dão vida ao bumbá.

O Boi Caprichoso fechou sua participação no Festival de Parintins este ano levando para o bumbódromo a temática “Saberes: o reflorestar das consciências”, em exaltação a ancestralidade e aos conhecimentos milenares.

O Festival

A histórica disputa a céu aberto entre o Boi Garantido (vermelho) e o Boi Caprichoso (azul) acontece há 57 edições no Bumbódromo, em Parintins, no interior , conhecida como “Ilha da Magia”, e localizada a 369 km de Manaus.

Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, o Festival Folclórico de Parintins tem como local da disputa entre Caprichoso e Garantido, o Bumbódromo, com capacidade para 35 mil espectadores e recebe, todos os anos, milhares de turistas do Brasil e do mundo.

Durante o Festival, a população de Parintins, ilha com pouco mais de 115 mil habitantes, chega a receber a mesma quantidade de visitantes durante a realização a cada ano, segundo os órgãos do estado.

Cidade

Parintins é o quarto município mais populoso do Amazonas com 96.372 pessoas, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Localizada na margem direita do rio Amazonas, Parintins está localizada a 369 quilômetros de Manaus.

A ilha é acessível somente por barco ou aéreo, mas você pode chegar a Manaus de avião e pegar outro voo para Parintins.

Há voos diretos Manaus-Parintins, que podem durar de 40 minutos a 1 hora. Companhias aéreas oferecem voos diários no período da festa e alguns são fretados por agências.

Os barcos saem do porto de Manaus e da Manaus Moderna, ambos no Centro da capital. São 18 horas navegando pelas águas do rio Amazonas para chegar em Parintins, e 30 horas subindo o rio na volta para Manaus.

Fonte: G1 Amazonas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *