• sex. jun 21st, 2024

Portal Ronda Geral AM

Notícias em tempo real!

De forma inédita, Corpo de Bombeiros promove 1° Workshop de Combate a Incêndios Urbanos e Florestais

ByPor Redação

maio 17, 2024

Evento será realizado na segunda e terça-feira (20 e 21/05), aberto ao público em geral, com simulados de ocorrências, exposições, oficinas e muito mais

De forma inédita, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) promoverá, nas próximas segunda e terça-feira (20 e 21/05), o 1° Workshop de Combate a Incêndios Urbanos e Florestais, no Centro de Convenções Vasco Vasques. O evento, que terá simulados de ocorrências reais, exposições operacionais, oficinas, cursos e palestras, mobilizará profissionais de diversos segmentos de atuação, órgãos das esferas estadual e municipal, universidades, empresas e instituições não governamentais.

De acordo com coronel Alexandre Freitas, comandante-geral do CBMAM, essa iniciativa da corporação amplia o debate e conhecimento da população amazonense acerca das ações realizadas pelo Corpo de Bombeiros, não apenas no serviço operacional, mas no planejamento estratégico nos períodos de maior demanda de incêndios em virtude de fenômenos climáticos, como aconteceu em 2023.

“O Workshop do CBMAM vai ser aberto ao público em geral, mobilizando profissionais de diversas áreas de atuação, porque temos conteúdos que são de interesse de profissionais das áreas de engenharia, arquitetura, saúde, educação, bombeiros civis. Também teremos estande da Diretoria de Atividades Técnicas para atender proprietários de estabelecimentos e edificações, que precisem dar entrada em licenças junto ao Corpo de Bombeiros”, enfatizou coronel Alexandre Freitas.

Inscrições

As inscrições para as palestras acontecerão pelo site (www.cbm.am.gov.br/cbmam), onde o participante preencherá um pequeno formulário para o credenciamento, podendo fazer a inscrição prévia nas palestras que tem interesse.

Programação

Nos dois dias de evento, a programação contará com simulados de incêndio; salvamento em altura; salvamento veicular; Oficina de ABC do trauma no grande queimado; Atuação de viaturas contra incêndio em emergências com aeronaves; Cursos de Brigada de Incêndio (para o público em geral) e Curso sobre a Lei Lucas (para profissionais das redes de ensino e área de saúde).

Além das palestras sobre Impacto do uso de tecnologias virtuais aplicadas nas instituições públicas; Queimaduras de Vias Aéreas; Ocorrências de incêndio urbano atendidas nos últimos anos; Mergulho na Amazônia e suas características; Drone e sua aplicabilidade nas operações de combate a incêndio; Tratamento de grandes queimados; Distúrbios fisiológicos causados pelo excesso de calor.

Bombeiros em ação

No dia 21, a partir das 17h, acontecerá a competição Bombeiros em ação com disputa da tradicional modalidade “Bombeiros de Aço”, entre os militares da corporação, também haverá competição entre bombeiros civis. A programação kids também será completa com descida de rapel, tirolesa e passeio de viatura.

FOTOS: Divulgação/CBMAM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *