• seg. jul 22nd, 2024

Portal Ronda Geral AM

Notícias em tempo real!

Deputado Wilker Barreto denuncia falta de segurança nos rios do Amazonas para combater ataques de piratas

ByPor Redação

jun 14, 2024

Nesta terça-feira (11/6), o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para denunciar a falta de segurança no interior do Estado, principalmente na região do Alto Solimões e Médio Amazonas, que propicia ataques violentos de piratas, colocando em risco a vida de moradores locais e trabalhadores fluviais.

“Estive no Alto Solimões no final de semana. E os relatos dos ataques dos piratas contra a população estão sem limite, sem limite. Pessoas de bem, pessoas humildes, estão sendo mortas, agredidas, humilhadas ao trafegar pelos rios do nosso Estado. Rios esses que são nossas estradas para muitos amazonenses”, declarou o parlamentar.

Barreto destacou que a ausência de fiscalização torna a situação mais ameaçadora ainda, pois permite que os criminosos atuem livremente com armamento pesado e embarcações rápidas nos ataques, gerando prejuízos pessoais e econômicos em grandes escalas, como desabastecimento.

“Já está acontecendo desabastecimento no Amazonas. E agora os comerciantes têm que contratar escolta armada e isso é caro. Os transportadores de gasolina de óleo diesel só navegam hoje com frota armada. É inadmissível, que os rios estejam entregues à própria sorte”, pronunciou.

O deputado também destacou que os ataques não são direcionados apenas às grandes embarcações e afetam cerca de metade da população do Estado, que reside no interior.

“Estão roubando até banana. Quem está sendo humilhado, morto, espancado é o mais humilde também, aquele que anda no rabeta, eles não estão escolhendo só as grandes embarcações. Eles estão pegando qualquer cidadão. Lembrando aos senhores e senhoras que quase metade da nossa população mora no interior e é essa população que usa os rios como seu meio de transporte”, acrescentou.

Por fim, Wilker fez um apelo ao secretário de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Vinícius Almeida, para que compareça à Assembleia e apresente soluções imediatas no combate das ações de piratas no Estado.

“Podemos pedir que nessa reunião o secretário faça uma estratégia de base, anzol, lanchas blindadas, a inteligência da polícia funcionar, porque nós precisamos dar uma solução imediata. Então fica aqui em respeito, em nome do povo do interior, que também tem tanto direito do que nós que vivemos na capital, que o secretário nos próximos dias venha à esta Casa fazer uma explanação da política para o combate dos piratas no nosso Estado”, finalizou.
Fonte: Aleam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *