• seg. jul 22nd, 2024

Portal Ronda Geral AM

Notícias em tempo real!

Forças de Segurança do Amazonas e São Paulo prendem foragido por tráfico de drogas e homicídios ocorridos em Manaus

ByPor Redação

jul 4, 2024

Esta é a sexta prisão que ocorre integrada com polícias de outros estados

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM, por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), e com o apoio das Forças de Segurança do Estado de São Paulo, prendeu, na terça-feira (02/07) Francisco Sidney Marques Carioca, 42, conhecido como “Neyzinho”, investigado por tráfico de drogas e homicídios ocorridos, em Manaus. O homem, que estava foragido da Justiça do Amazonas, há dois anos, foi preso no município de Guarulhos (SP).

O secretário da SSP-AM, coronel Vinícius Almeida, ressaltou que essa é mais uma ação bem-sucedida, das Forças de Segurança com apoio das polícias de outros estados.

“É um trabalho que vem sendo realizado em conjunto pelo estado do Amazonas e diversos estados da união federativa, buscando a prisão de elementos da alta cúpula de organizações criminosas. Agradeço a parceria do secretário da SSP de São Paulo e também da Polícia Militar e Civil que participaram ativamente nessa prisão”, disse o secretário.

Após ser averiguado pelos agentes da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), que o homem estava residindo em São Paulo, no município de Guarulhos, foi solicitado apoio da Polícia Militar daquele estado, que realizou o cumprimento das ordens judiciais.

Mandados de prisão

Conforme as investigações, “Neyzinho” é apontado como mandante do homicídio do auxiliar de pedreiro Márcio Borges de Freitas, ocorrido no dia 17 agosto de 2009, na avenida Tambaqui, bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital. Na ocasião do crime, a vítima, que tinha 23 anos, foi alvejada na cabeça por dois disparos de arma de fogo.

A delegada adjunta da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Marília Campello, explicou que Francisco já estava sendo investigado pela participação de outros homicídios na capital amazonense.

“O Francisco Sidney é uma dessas lideranças que integra uma organização criminosa e, na DEHS, há vários casos em que ele é citado e, dois deles é com esse mandado de prisão preventiva e o outro também via de ser decretado, porque são casos em que nós temos elementos de informações suficientes e robustas que indicam essa autoria. É uma prisão importante em que ficamos felizes em dar uma resposta à sociedade”.

Prisão de narcotraficantes e homicidas

Durante o primeiro semestre deste ano, a SSP-AM com apoio das Forças de Segurança de outros estados, prenderam, cinco pessoas envolvidas com tráfico de drogas e homicídios.

De acordo com o titular da Seai, Divanilson Cavalcanti, outras prisões de líderes de facções criminosas aconteceram nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Ceará e Paraíba.

“Através desse trabalho de integração foi possível identificar essa liderança do tráfico e, conforme o secretário explicou, é a sexta liderança que é presa. Como foi falado, cerca de 80% dos homicídios estão relacionados com o tráfico de drogas e a liderança está sendo presa em outros estados ou municípios do Amazonas”, disse Divanilson.

FOTOS: Carlos Soares/SSP-AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *