• seg. jul 22nd, 2024

Portal Ronda Geral AM

Notícias em tempo real!

Fortalecimento de empreendedorismo inovador na Amazônia é foco central de StartupON

ByPor Redação

jun 25, 2024

Evento realizado na FPFtech explorou desafios e oportunidades para startups da região

Conhecida por sua biodiversidade e economia de base industrial, Manaus tem se destacado como um polo de inovação e empreendedorismo. Este cenário foi amplamente explorado durante o StartupON, realizado na Fundação Desembargador Paulo Feitoza (FPFtech), em parceria com a Associação Brasileira de Startups (ABSTARTUPS), onde os principais desafios e oportunidades do setor foram apresentados em paineis com especialistas no tema.

Claudia Schulz, diretora de programas especiais para comunidades e ecossistemas da ABSTARTUPS, descreveu o StartupON como uma imersão vital para o ecossistema empreendedor local. Ela explica que encontro foi essencial para pessoas do segmento, pois não apenas abordou temas cruciais como políticas públicas e investimentos em venture capital, mas também destacou os casos de sucesso das startups da região. “Manaus possui uma diversidade impressionante de startups com soluções inovadoras, e nosso objetivo é promover essa multidisciplinaridade para fomentar o crescimento e as oportunidades de negócios”, enfatizou Schulz.

Um dos apoiadores do evento, a FPFtech também compartilhou sua experiência com a sua incubadora de startups, a WIT. A executiva de desenvolvimento de negócios da fundação, Elaine Garcia, explicou como a iniciativa surgiu para apoiar inicialmente os colaboradores da fundação, mas expandiu seu alcance para incluir startups externas, especialmente na bioeconomia. “A WIT nasceu para apoiar primeiramente os nossos colaboradores, mas hoje por uma demanda de mercado, nós crescemos, e temos um portfólio extenso de startups sendo acompanhadas”, destacou Garcia.

Já o CEO da Amazônia Venture Builder, Bruno Alencar, ressaltou a importância crucial de orientação para startups na região. Alencar salientou que as startups precisam entender profundamente os tipos de investimentos disponíveis e buscar parcerias estratégicas com aceleradoras e incubadoras para desenvolver estratégias sólidas de crescimento e penetração de mercado. “É fundamental que esses empreendedores tenham acesso não apenas a recursos financeiros, mas também a mentoria especializada para alcançar seu potencial máximo”, afirmou Alencar.

Parceira da FPFtech em diversos projetos, incluindo na área educacional, a Foxconn levou sua perspectiva enquanto empresa reconhecida no setor de tecnologia para o StartupON, abordando as diferentes fases de sua experiência com startups. Felipe Almeida, gerente de projetos da empresa, compartilhou como a Foxconn tem evoluído em sua abordagem para trabalhar com startups, superando desafios de comunicação e explorando projetos estratégicos em colaboração com o ecossistema local.

“Estamos comprometidos em criar parcerias duradouras que impulsionem a inovação e contribuam para o desenvolvimento econômico sustentável da região”, completou Almeida. Com realização da ABSTARTUPS, o StartupON teve como parceiros estratégicos a Positivo Labs, Manaus Tech Hub e PFPFtech, com apoio do Sebrae e da Amazônia Venture Builder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *