• qua. maio 29th, 2024

Gabigol consegue efeito suspensivo e pode jogar pelo Flamengo

ByPor Redação

abr 30, 2024

Atleta havia sido suspenso por dois anos em caso de suposta tentativa de fraude em exame antidoping

O Flamengo informou nesta terça-feira (30) que o atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, conseguiu efeito suspensivo em uma suspensão de dois anos que havia sido punido por uma suposta fraude em exame antidoping. A decisão da Corte Arbitral do Esporte foi unânime.

“O atleta Gabriel Barbosa está liberado para atuar nas competições disputadas pelo Clube de Regatas do Flamengo. A defesa do atacante conseguiu o efeito suspensivo por decisão unânime”, diz a publicação do clube.

O texto faz referência a uma decisão do CAS, a Corte Arbitral do Esporte, que acatou o pedido de efeito suspensivo feito pela defesa do atacante sobre a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem, do dia 25 de fevereiro, que determinou a suspensão de Gabigol por dois anos. A decisão do CAS foi unânime.

Após a decisão, o jogador publicou um vídeo com uma animação em que o atleta corre em direção ao estádio do Maracanã. Veja:

Assim, Barbosa estará disponível para a partida entre Flamengo e Amazonas, pela Copa do Brasil, nesta quarta-feira (1), às 21h30.

Durante o período da suspensão, o atleta foi inscrito pelo Flamengo para atuar na Copa Libertadores, porém o atacante vem sendo pouco aproveitado em 2024. Na atual temporada, ele marcou apenas dois gols em oito jogos. A última vez que Gabigol entrou em campo pelo Rubro-negro foi no dia 25 de fevereiro, contra o Fluminense, no Campeonato Carioca. A permanência dele no Flamengo não é certa. O presidente Rodolgo Landim afirmou que deseja Gabigol no time, mas não fará uma proposta de renovação de seu contrato em dezembro.

Entenda o caso

No dia 25 de março, o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem divulgou a decisão da suspensão de Gabriel Barbosa por uma suposta tentativa de fraude no exame antidoping.

A denúncia pela Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem foi realizada em 21 de dezembro de 2023 e é referente a evento no dia 8 de abril de 2023, véspera da segunda partida do Carioca, contra o Fluminense. O documento traz relatos de desrespeito de Gabigol aos responsáveis pela coleta dos exames e aos procedimentos corretos. Segundo os profissionais, o atleta mostrou irritação “por estar sempre na lista de jogadores que realizam o exame”.

O Código Brasileiro de Antidopagem previa a suspensão de até quatro anos em caso de condenação para o artigo 122, que refere-se à “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”.

Com isso, a defesa do atacante pediu o efeito suspensivo e se disse otimista pela decisão favorável. Nas redes socais, o jogador negou qualquer irregularidade. “A despeito do meu respeito pelo Tribunal, reitero que jamais tentei obstruir ou fraudar qualquer exame, e confio que serei inocentado pela instância superior”, escreveu.

Com informações: CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *