• qui. jun 20th, 2024

Portal Ronda Geral AM

Notícias em tempo real!

Previsão de que 2024 tenha uma seca severa foi feita devido rios do estado estarem com níveis abaixo do esperado para época, segundo a Defesa Civil do Amazonas.

ByPor Redação

maio 17, 2024

O Amazonas ainda vive o período de cheia de seus rios. Apesar disso, os órgãos de monitoramento estão atentos à previsão de uma seca severa para 2024 e a Defesa Civil do estado fez um alerta à população que mora em áreas que costumam ser afetadas para que comecem a guardar água, alimentos e remédios.

A previsão de que 2024 tenha uma seca severa foi feita devido aos rios do estado estarem com níveis abaixo do esperado para época, segundo a Defesa Civil do Amazonas.

Ainda faltam alguns meses para que os impactos da seca comecem a ser sentidos, mas o secretário da Defesa Civil, coronel Francisco Máximo, antecipou em entrevista para a Rede Amazônica, recomendações para a população.

Uma delas é para as pessoas que moram em áreas onde o acesso é feito apenas por embarcações e que foram afetadas na seca do ano passado, para que sofram o mínimo possível este ano.
“Eu sei que é muito difícil abandonar o seu lar. Você precisa cuidar, mas que fique o mínimo de pessoas possíveis, para evitar o isolamento. Você que decidir permanecer, porque vai continuar cuidando da sua propriedade, você deve fazer uma estocagem de água, alimento e medicamentos para enfrentar o período de risco”, disse o secretário.

Ainda segundo o secretário, a recomendação é que as pessoas que morem em áreas que costumam ser afetadas durante a estiagem busquem locais para se abrigar em municípios.
“Essas famílias, recomendamos que vão para casas de familiares nas sedes de municípios e aquelas que não tiverem condições de ficar na casa de familiares, que procurem o poder público. Tanto a prefeitura, quanto o governo, pois iremos disponibilizar locais para poder recepcionar”, finalizou.

Por:g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *